quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Futsal

Escola
Data:
Turma:
Objetivo da aula: Vivenciar os fundamentos do Futsal através de atividades recreativas e jogos coletivos adaptados aos fundamentos.
CONTEÚDO: Esportes Coletivos – Futsal.
Dimensão Conceitual: Conhecimento e compreensão dos Fundamentos do Futsal.
Dimensão Procedimental: Vivência, percepção, aquisição e desenvolvimento das ações durante a prática para permitir um bom desenvolvimento de jogo. (andar, correr, passe e recepção).
Dimensão Atitudinal: Valorização, respeito e disposição para jogar com e para o outro, reconhecendo e aceitando as potencialidades e limitações suas e dos demais, ações essas muito importantes e necessárias para toda a vida.
Estratégias de ensino/ procedimentos metodológicos: Duração da aula (60 min). Nos primeiros 5 min. da aula, será realizada a exposição verbal do professor no centro de quadra em roda, onde se busca explorar o nível de conhecimento dos alunos acerca do conteúdo. Breve explicação dos fundamentos do Futsal. As atividades são as seguintes:
         1-    Aquecimento: Corrida em volta da quadra por 1 min e30 seg.
     2-    Pega-pega de cabeça: dentro das marcações da quadra de Vôlei os alunos realizarão a atividade jogando a bola para o alto e cabeceando para acertar no colega que deverá fazer o mesmo caso a bola o toque. 5 min.
      3-    Pega a bola em duplas: Em dupla de mãos dadas os alunos deverão driblar e proteger a bola para permanecer com ela, onde os que estão sem bola buscara fazer o desarme. 4 min.
         4-    Pega a bola em grupo: Em grupo de mãos das os alunos deverão driblar e proteger a bola para permanecer com ela e ao mesmo tempo também fazer o desarme já haverá mais de dois integrantes. 4 min
         5-    Bobinho em duplas: O clássico bobinho só que em duplas para pegar a bola, o circulo deverá ficar de mãos dadas. 4min
        6-    Troca de passes: duas equipes dentro da quadra de vôlei e a outra subdividida em cada lado da quadra que deverão realizar passes para os integrantes que estão do outro lado para somar pontos. Em seguida se inverte. 6 min
      7-    Jogo de futsal em duplas**: o jogo com as regras do futsal, mas em duplas. Em seguida variações  até se chegar no jogo convencional. 30 min.
Recursos: Quadra poliesportiva, bolas de Futsal.   
Avaliação: Por meio da observação se avaliara a participação individual e coletiva, o envolvimento e a aceitação das atividades propostas. Verificar como o aluno utiliza os conceitos, ora apresentados pelo professor e os relaciona com o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário