Escola
|
Data:
|
Turma: 2°
|
Objetivo da aula: Vivenciar os fundamentos
do Futsal através de atividades recreativas e jogos coletivos adaptados aos
fundamentos.
|
CONTEÚDO: Esportes Coletivos – Futsal.
Dimensão Conceitual: Conhecimento e
compreensão dos Fundamentos do Futsal.
Dimensão Procedimental: Vivência,
percepção, aquisição e desenvolvimento das ações durante a prática para
permitir um bom desenvolvimento de jogo. (andar, correr, passe e recepção).
Dimensão Atitudinal: Valorização,
respeito e disposição para jogar com e para o outro, reconhecendo e aceitando
as potencialidades e limitações suas e dos demais, ações essas muito
importantes e necessárias para toda a vida.
|
Estratégias de ensino/ procedimentos metodológicos: Duração da aula (60 min). Nos primeiros 5 min. da aula, será realizada
a exposição verbal do professor no centro de quadra em roda, onde se busca
explorar o nível de conhecimento dos alunos acerca do conteúdo. Breve
explicação dos fundamentos do Futsal. As atividades são as seguintes:
1- Aquecimento: Corrida em volta da quadra por 1 min e30 seg.
2- Pega-pega de cabeça: dentro das marcações da quadra de Vôlei os alunos realizarão a
atividade jogando a bola para o alto e cabeceando para acertar no colega que
deverá fazer o mesmo caso a bola o toque. 5 min.
3- Pega a bola em duplas: Em dupla de mãos dadas os alunos deverão driblar e proteger a bola
para permanecer com ela, onde os que estão sem bola buscara fazer o desarme. 4
min.
4-
Pega a bola em grupo: Em grupo de
mãos das os alunos deverão driblar e proteger a bola para permanecer com ela
e ao mesmo tempo também fazer o desarme já haverá mais de dois integrantes. 4
min
5-
Bobinho em duplas: O clássico
bobinho só que em duplas para pegar a bola, o circulo deverá ficar de mãos
dadas. 4min
6-
Troca de passes: duas equipes dentro da
quadra de vôlei e a outra subdividida em cada lado da quadra que deverão
realizar passes para os integrantes que estão do outro lado para somar
pontos. Em seguida se inverte. 6 min
7-
Jogo de futsal em duplas**: o jogo com as
regras do futsal, mas em duplas. Em seguida variações até se chegar no jogo convencional. 30 min.
|
Recursos: Quadra poliesportiva, bolas de Futsal.
|
Avaliação: Por meio da observação se avaliara a participação individual e
coletiva, o envolvimento e a aceitação das atividades propostas. Verificar
como o aluno utiliza os conceitos, ora apresentados pelo professor e os
relaciona com o jogo.
|
Neste espaço vamos colecionar atividades que deixarão as aulas de educação física mais ricas e dinâmicas.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Plano de aula - Futsal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário