Disciplina:
Educação Física
Conteúdos: Atletismo e brincadeiras
Objetivos:
·
Entender as atividades em
grupo e o respeito às diferenças;
·
Aprender a se organizar
através de brincadeiras e jogos;
·
Vivenciar práticas de
atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
· Desenvolver movimentos
que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes
situações, deslocar-se de várias maneiras.
Introdução:
O professor
vai explicar a atividade para os alunos e dizer para que serve essa atividade.
Desenvolvimento:
Aquecimento Mãe cola:
O
professor devera selecionar um pegador, os outros alunos deverão fugir e esse
pegador devera pega-los, cada vez que ele pegar um aluno esse mesmo deverá
ficar parado com as pernas afastadas, e para salva-lo os demais deverão passar
por baixo da perna dele.
Breve
alongamento antes de dar início às atividades
Gato e rato
Os
jogadores estarão espalhados pelo espaço na posição sentada. Haverá um pegador
(gato) e um fugitivo (rato). Ao sinal de início do mestre, o rato deve fugir e
o gato procurar pegá-lo. O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer
um que estiver sentado e este será o novo rato e quem era o rato agora se
senta.
PIQUE-SACI
É um pega-pega comum, mas só
vale usar 1 pé pra correr, valendo alternar entre os dois.
Amarelinha
Nesta
brincadeira as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão. Desenhe a
amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai
começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1.
A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta
repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até
chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar
na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Coelhinho sai da toca (saltitando)
Dividas
os participantes em grupos de três crianças, e em círculo forme as tocas. Duas
crianças dão as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca.
Ela será o coelhinho. No centro ficarão as crianças, “os coelhinhos” que estão
à procura de tocas.
Quando
alguém falar “Coelhinho sai da toca”. Todos os coelhinhos deverão trocar de
tocas saltitando e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem
não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova
oportunidade.
Sintese integradora:
Voa ou não voa
Alunos
ajoelhados em semicírculo, em frente ao professor que, levantando mãos
pergunta:
“Urubu
voa? ” Os alunos devem levantar as duas mãos com entusiasmo, e falar bem alto
“voa”
Com
as mãos nos joelhos, professor pergunta: “Papagaio voa?” e leva as mãos
simultaneamente, os alunos levantam as mãos e falam: “voa”
O
professor indaga: “Elefante voa? ” E levanta as mãos de modo a fazer os alunos
errem ou o acompanhe.
No
caso do discente levantar as mãos ou dizer alguma coisa, ele se levanta e a
atividade prossegue até restar somente o vencedor.
Recursos:
Giz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário