quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ensino fundamental I - Jogos e brincadeiras - Ginástica geral 1


Tema: Ginástica.
Conteúdo: Elementos primários da ginástica.
Objetivos Gerais: Trabalhar atividades da ginástica geral de forma lúdica.
Objetivos específicos: Coordenação motora geral, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal, expressão corporal, interação, companheirismo e cooperação.
Material: Fotos, colchões, banco sueco, elásticos, cones.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos):

Conhecendo as acrobacias coletivas
Reunir a turma e dizer que estudaremos hoje uma das artes presentes no circo. Para tal, questioná-los sobre quais são as atividades circenses que eles conhecem e que aprenderam nas aulas anteriores sobre o circo. Em seguida, apresentar para a turma as seguintes imagens e perguntar que tipo de arte circense se trata.





Em seguida, iniciar uma discussão a partir das seguintes provocações:
- O que é necessário para a realização deste tipo de ação corporal?
- Existe algum tipo de perigo?
- Será que é fácil?
- Quais serão as maiores dificuldades?
A partir das respostas dadas pelas crianças, encaminhar a discussão no sentido de que compreendam que nas acrobacias coletivas, cada participante tem uma “tarefa” peculiar, e que a realização das figuras acrobáticas requer cuidados especiais com a segurança.

Parte principal (30 minutos):

“As funções dos participantes”
Nesta atividade, o professor poderá propor inicialmente que as crianças se dividam aleatoriamente em duplas e que façam uma tentativa de pegar o colega no colo. Após esse momento, reuni-los novamente e perguntar se foi fácil ou difícil e por quê. O professor deverá destacar que provavelmente foi mais fácil para os colegas maiores, ou mais fortes fisicamente, pegarem os colegas menores. Assim, destacar que nas acrobacias coletivas existem três funções específicas dos participantes:  

1) A base: deve ser sempre uma pessoa maior e mais forte fisicamente, pois ela fica sempre apoiada no chão e é a base de sustentação para que os outros possam subir e montar a figura. Tem que ter bastante equilíbrio, pois os outros que vão subir precisam confiar nele e deve ser, também, uma pessoa que transmita segurança para os colegas.

2) O intermediário: é a pessoa que ajuda a suportar e a projetar o volante. Assim, o intermediário fica entre a base e o volante. Ele deve ser menor que a base, porém, maior que o volante.   

3) O volante: é a pessoa que é sustentada pela base e pelo intermediário e fica sempre no topo da pirâmide. Ela precisa ser pequena, leve e também muito corajosa. 
Será necessário destacar também a questão da segurança, importante elemento a ser considerado nas acrobacias. Neste sentido, o professor deve explicar que durante a execução das acrobacias cada um deverá ter a responsabilidade de cuidar do colega para que não aconteçam acidentes, e que, no caso de uma queda, a criança deve tentar suavizá-la e “arredondá-la” (isso significa: arredondar o corpo quando cair, e cair “molinho”). Após esta explicação, o professor pedirá que as crianças se dividam novamente em duplas porém, agora, de acordo com as características exigidas para a posição de base e de volante pois iremos aprender algumas figuras acrobáticas.

"Aprendendo as figuras acrobáticas"
Nessa atividade, já divididos em duplas e cada uma com sua função, o professor poderá explicar como montar as figuras acrobáticas a partir dos dados e das imagens abaixo relacionadas.    

Avião frontal
Base: Deitado de costas no chão, braços estendidos ao lado do corpo, quadril flexionado a noventa graus (de modo que se forme um ângulo de 90 graus entre as pernas do base e o chão);
Volante: Apoiando as cristas ilíacas nos pés do base (coluna “celada”), pernas estendidas e braços estendidos com as mãos apoiadas nas mãos do base. Cabeça erguida olhando para frente.


Bandeira frontal
Base: De pé com as pernas afastadas e estendidas segurando os antebraços do volante e com o corpo inclinado para trás.  
Volante: De pé sobre as coxas do base (um pé em cada coxa), pernas estendidas e antebraços dados com a base e braços estendidos; deixando o peso do corpo “cair” para trás.

Torre ou pirâmide em quatro apoios
Base: Apoiado no chão em 4 apoios, (mãos e joelhos) com braços estendidos.
Volante: apoiado com os joelhos no quadril do base, coluna reta (braços afastados e estendidos ou mãos apoiadas nos ombro da base).
OBS: Nesta figura, poderá ser utilizado além da base e do volante, o intermediário formando-se assim uma torre de três níveis.


Parte final (10minutos):
Após a vivência das figuras, reunir a turma e questionar se acharam fácil ou difícil e por que, se sentiram com medo de fazer algum movimento e se perceberam como é importante que cada participante atue de forma responsável e com cuidado com o colega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário