1º Ciclo
3ºano - Habilidades e
Competências:
-
Vivenciar os movimentos que despertam a criatividade para construção de novas
práticas corporais.
CONTEÚDO:
*Utilização de
habilidades durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
ASPECTOS:
Aspectos
Conceituais:
*
Compreender as diversas possibilidades de movimentos corporais;
Aspectos
Procedimentais:
*
Participar de diversos jogos, brincadeiras e danças, respeitando as regras e
não discriminando os colegas;
Aspectos
Atitudinais:
*Valorizar
a interação entre os colegas;
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
-
Apresentação dos professores e alunos em sala de aula;
-
Explicação das atividades a serem realizadas;
-
Confecção de material alternativo em sala para aula prática em quadra;
-
Dança com músicas infantis em sala de aula;
-Atividades
iniciais com o material alternativo e arremesso em arcos amarrados na trave;
-
Corrida de sacos;
-
pega-pega com balões;
-
Roda cantada (Escravos de Jó);
-
Bola ao alto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Os professores se apresentarão dizendo o nome
e em seguida os alunos se apresentarão da mesma forma;
- Os professores darão algumas instruções aos
alunos sobre as atividades a serem realizadas em sala e em quadra;
- Os alunos confeccionarão bolinhas de jornal
em sala de aula;
- Ainda em sala de
aula, os professores ligarão um aparelho de som e juntamente com os alunos
dançarão músicas infantis (estátua - cabeça, ombro, joelho e pé – tchutchucão e
a cobra não tem pé, a cobra não tem mão.)
- Realizadas as
atividades em sala de aula, os professores descerão com os alunos para a
quadra. Cada um com a sua bolinha de jornal, terão que lançá-la para o alto e
segurá-la com as duas mãos; depois terão lançar, bater palma e segurar a
bolinha. Em seguida, a uma distância determinada pelos professores, os alunos
tentarão acertar as bolinhas entre arcos amarrados à trave;
- Os alunos formarão
quatro colunas, será colocado um cone à frente de cada uma a aproximadamente 10
metros e será entregue um saco para o primeiro de cada coluna. Eles terão que
entrar no saco, ir até os cones, contorná-los e voltar para entregar os sacos
ao próximo da coluna. Vence a coluna que terminar primeiro;
- Será amarrado um
balão com barbante no tornozelo de cada aluno e eles ficarão espalhados pela
quadra. Ao sinal do professor, eles terão que tentar estourar o balão do colega
e não deixar estourar o seu;
- Os alunos formarão
uma roda sentada e cantarão a música Escravos de Jó seguindo os informes da
música com uma bolinha de jornal (tira, põe, deixa ficar, guerreiros com
guerreiros fazem zigue-zigue zá).
- Na mesma roda
sentada, o professor ficará com uma bola nas mãos e dará um número para cada
aluno. Ao comando do professor que chamará um número e lançará a bola para o
alto, o aluno deverá se levantar e agarrar a bola sem deixá-la cair no chão.
RECURSOS: Jornal, tesoura sem ponta, aparelho de som, arcos, sacos, barbante, balões, cones, bola.
AVALIAÇÃO: Será entregue um papel para cada aluno e eles
terão que desenhar a (s) atividade (s) que mais gostaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário