terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Ensino fundamental I - Jogos e brincadeiras - Atividades adaptadas

Tema: Jogos e brincadeiras.

Conteúdo: Atividades adaptadas.

Objetivos Gerais: Trabalhar atividades adaptadas para desenvolvimento das capacidades coordenativas.
Objetivos específicos: Atenção, orientação espacial, coordenação motora geral, socialização, lateralidade,  equilíbrio, percepção visomotora, criatividade e agilidade, coordenação óculo-manual e trabalho em equipe.

Material: Três bolas, doze cones, coletes.

Metodologia:

Parte inicial (20 minutos):
Rei da rua com mais pegadores e com troca
 É escolhido de 3 a 5 alunos para serem os “Reis da rua”, que ficaram na parte de dentro do futsal, só poderão pegar nesse espaço, os “súditos” tentarão atravessa a Rua sem ser pegos, se forem pegos trocam-se as posições, se o “súdito” pisar na quadra ele não poderá voltar e tem que atravessar a rua de qualquer forma.

Parte principal (60 minutos):
Atividade I
Cone a cone
Distribuir duas equipes com um número de 6 alunos cada, cada aluno ficará a uma distância de 3 metros uma da outra, o primeiro de cada fila estará com uma bola, o objetivo é que cada aluno terá que arremessar a bola de um cone a outro, indo até o último da fila e voltar, quem terminar primeiro, vence.
Obs: se a bola cair, volta de onde ela caiu até acertar, não podendo usar as mãos ou qualquer outra parte do corpo, somente o cone.

Atividade II
Rouba bandeira diferente
Separar duas equipes com número igual de alunos, cada um grupo com uma cor de colete diferente, colocar numa extremidade da quadra vários objetos, escolher uma equipe para começar o jogo, o objetivo de cada equipe é pegar o máximo de objetos possíveis em determinado tempo, quem for pego fica colado até alguém descola-lo, será determinado um local para cada equipe poder defender os objetos e somente lá poderão ser pegos os alunos adversários.

Parte final (20 minutos): Compartilhar com os alunos as dificuldades do jogo, e perguntar-lhes o que eles mais gostaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário