quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Atletismo e Brincadeiras IX


Disciplina: Educação Física
Conteúdos: Atletismo e Brincadeiras

Objetivos:
·         Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
·         Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
·         Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·         Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;

Desenvolvimento:
Aquecimento – Apresentação:
Todos os participantes deverão estar em círculo e o professor deverá iniciar, dizendo seu nome, e em seguida fazer um movimento qualquer. Todos repetem e o próximo deverá fazer o mesmo e assim sucessivamente. A atividade continua enquanto o grupo tiver motivação ou até que todos tenham se apresentado.
Passa a Bola:
Divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola. Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Quando chegar ao último jogador, ele segura a bola, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.
Cada macaco no seu galho:
Será desenhado círculos no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho! Todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem círculo. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco sem galho. A brincadeira continua até todos participarem.
Marcha dos Jornais
Os alunos farão fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá a fileira que completar a marcha primeiro.
Jogo de arremesso
Diga para cada criança escolher uma dupla e dê a cada um, uma bola de jornal e uma sacola de plástico. As duplas têm de ficar a 1,5 m de distância. Um jogador vai segurar a sacola, e o outro, a bola de jornal. Quando você dizer "joguem", as crianças vão tentar acertar a bola na sacola de sua dupla. Se acertarem, continuam no jogo e têm de dar um passo bem grande para trás. Se errarem, começam de novo jogo. O time que for mais longe, ganha.
Sintese integradora:
Volta a calma - Telefone sem fio:
Os jogadores ficam em fileira, um ao lado do outro. O primeiro da fila inventa uma frase e cochicha na orelha do amigo, sem deixar que ninguém ouça. Cada uma das pessoas vai cochichar no ouvido do outro amigo até chegar no fim da fila. A última pessoa que escutar a frase vai ter que dizer o que entendeu em voz alta e o criador da palavra vai dizer se está certa. Muitas vezes a palavra chega totalmente diferente do que foi dito.

Recursos:
Bola, giz, jornal, sacolas.

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