1
– Dança das Cadeiras Cooperativas
Material:
Aparelho de som e cadeiras.
Disposição:
Todos em volta das cadeiras, dançando ao som da música.
Desenvolvimento:
Quando a música pára, todos devem sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira. As pessoas devem
sentar sobre os elementos existentes:
cadeiras e colos. Cada vez que a música parar, uma cadeira deve ser eliminada. Então. à medida que o
número0 de cadeiras diminui, os jogadores são
levados a cooperar entre si, para que ninguém fique em pé.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em grupo;
*
Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER
(2003, p. 88)
2
– Futpar
Material:
Bola de futsal.
Disposição:
Duplas de mãos dadas.
Desenvolvimento:
É um jogo de futebol normal. Porém, cada equipe é formada por duplas (ou trios) que devem permanecer de
mãos dadas. Jogamos sem goleiros e
ampliamos ao máximo as dimensões do campo (ou
quadra). Dependendo do número de participantes usamos mais de uma bola, simultaneamente. A cada gol estimulamos
novas parcerias, o que propicia um constante
desafio de “boa convivência”.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Propiciar parcerias;
*
Desenvolver habilidades motoras, tais como: correr, driblar, saltar,
desvencilhar-se.
desvencilhar-se.
BROTTO
(2003, p.121)
3
– Grupo Amarrado
Material:
Corda fina, cones (para construir a pista de obstáculos).
Disposição:
O grupo formando um círculo, com todos voltados para fora.
Desenvolvimento:
O facilitador irá amarrar o grupo, e este terá como objetivo se deslocar por uma pista de obstáculos.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Desenvolver habilidades motoras, tais como: andar, correr, desviar, etc.
SOLER
(2003, p. 92)
4
– Manter o Sonho no Ar
Material:
Bexigas.
Disposição:
Divididos em grupos de três pessoas.
Desenvolvimento:
Depois de encher várias bexigas, o facilitador pedirá aos participantes que as mantenham fora do chão. O
objetivo será manter o maior número possível
de bexigas quando o facilitador iniciar o jogo. Com o passar do tempo, o facilitador vai aumentando os
grupos: seis, oito, dez, etc.
Objetivos:
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Estimular a cooperação;
*
Desenvolver habilidades motoras como: bater, rebater, andar, saltar,
etc.
etc.
SOLER
(2003, p. 93)
5
– O Bote Salva-Vidas
Material:
Folhas de jornais e aparelho de som (cd).
Disposição:
Todos à vontade pelo espaço destinado para o jogo, dançando em volta das folhas de jornais colocadas no solo pelo
facilitador.
Desenvolvimento:
Todos dançando e cada vez que a música parar, devem se colocar sobre as folhas de jornais que representam
os botes salvavidas. A cada parada o facilitador retira uma folha de jornal,
até que só reste uma em que todo o
grupo terá que inventar uma solução criativa para abrigar todos.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em grupo;
*
Aprimorar a criatividade.
SOLER
(2003, p. 91)
6
– Passando pelo Túnel
Material:
Nenhum.
Disposição:
À vontade pelo espaço destinado para o grupo.
Desenvolvimento:
Este é um jogo de pega-pega, em que todas as pessoas devem fugir de um pegador. O facilitador escolherá um
pegador e o jogo começa. Aqueles que forem
apanhados têm que ficar imóveis, e com as pernas
abertas. Os que ainda não foram apanhados podem passar por baixo das pernas de quem está imóvel, e este estará
salvo. Cada participante tem dupla
missão, fugir e salvar seus parceiros de jogo.
Objetivos:
*
Aprimorar a relação interpessoal;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Desenvolver habilidades motoras, tais como: andar, correr, desviar,
flexionar, etc.
flexionar, etc.
SOLER
(2003, p. 91)
7
– Passeio do Bambolê
Material:
Vários bambolês.
Disposição:
Em círculo e cada jogador se coloca da seguinte forma: passar o braço direito por debaixo das suas pernas para que o
de trás lhe agarre a mão com a sua mão
esquerda, ao mesmo tempo em que dá ao seguinte sua mão direita, por debaixo de suas pernas.
Desenvolvimento: O facilitador introduzirá um bambolê entre os braços de duas pessoas. O objetivo final é passar o bambolê por todo o círculo, sem que os participantes soltem as mãos.
Desenvolvimento: O facilitador introduzirá um bambolê entre os braços de duas pessoas. O objetivo final é passar o bambolê por todo o círculo, sem que os participantes soltem as mãos.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Exercitar a criatividade e imaginação.
SOLER
(2003, p. 93)
8
– Pega Corrente
Material:
Nenhum.
Disposição:
Todos à vontade, pelo espaço destinado para o jogo. O
facilitador escolherá um para ser o pegador.
facilitador escolherá um para ser o pegador.
Desenvolvimento:
O pegador terá que perseguir os outros participantes. Quando conseguir, segura
a sua mão, procurando pegar outro. Quem vai sendo pego forma uma corrente que, ao chegar a oito
integrantes, se divide em dois grupos de
quatro pessoas que continuam perseguindo os outros, que ainda não foram pegos. Sempre que a
corrente tiver o número de oito integrantes, ela
se divide em duas.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Aprimorar a relação interpessoal;
*Desenvolver
habilidades motoras, tais como: andar, correr, saltar,
desviar, etc.
desviar, etc.
SOLER
(2003, p. 93)
9
– Pulo Gigante
Material:
Cadeiras (uma para cada participante).
Disposição:
Cadeiras colocadas em fileiras.
Desenvolvimento:
Cada pessoa deverá sentar-se na sua cadeira, e o objetivo do jogo será levar as cadeiras até alinha
demarcada no solo. O jogo possui algumas
regras, tais como: não se podem colocar as mãos nem os pés no solo. Para que o objetivo seja alcançado
é necessário que o grupo descubra uma
estratégia cooperativa.
Objetivos:
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Aprimorar a relação interpessoal;
*
Desenvolver a criatividade.
SOLER
(2003, p. 90)
10
– Quebra-Cabeça Cooperativo
Material:
Cartolinas, tintas, giz de cera.
Disposição:
Todos à vontade, pelo espaço destinado para a atividade.
Desenvolvimento:
O facilitador deverá pedir aos componentes do grupo que pintem um grande cartaz , com o tema da paz, que
deverá ser bem grande. Depois disso, cortar
o cartaz em vários pedaços, de forma a se criar
um grande quebra-cabeça. O facilitador deverá misturar bem as peças e pedir que cada um pegue um pedaço. E o
objetivo final será reconstruir novamente o
cartaz.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Aprimorar a observação.
SOLER
(2003, p. 91)
11 – Todos em Cima das Cadeiras
Material: Cadeiras.
Disposição: Cada participante na
frente de sua cadeira.
Desenvolvimento: O facilitador
coloca uma música e todos os participantes
devem dar voltas ao redor das cadeiras. Quando a música parar, todos devem subir em cima de alguma cadeira.
Quando estiverem sobre as
cadeiras, a música reinicia, todos descem e a música retorna. O facilitador retira
uma cadeira. Ninguém poderá ficar com os pés no chão. O jogo segue e a cada parada o facilitador retira
uma cadeira. O jogo acaba
quando só sobrar uma cadeira, e todos estiverem sobre a mesa.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Aprimorar o trabalho em grupo;
* Desenvolver a criatividade.
SOLER
(2003, p. 95)
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental
é cooperar. 7 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2003.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: O jogo e o esporte como um
exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
BROWN, Guilhermo. Jogos
Cooperativos: teoria e prática. Trad. Rui Bender. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994.
SOLER, Reinaldo. Jogos
Cooperativos. Rio de Janeiro: 2 ed. Sprint, 2003.
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