sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Aprender sobre o corpo brincando de amarelinha



Introdução

A intenção principal desta seqüência didática é promover a vivência da brincadeira de amarelinha e, por meio dela e de algumas variações, abordar alguns conteúdos do bloco de conhecimento sobre o corpo.

Esta seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.

Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a idéia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.

O que caracteriza as atividades propostas como brincadeiras é a inexistência de configuração de um vencedor ao final como eixo motivacional, sendo que o processo de construção do espaço e a vivência da brincadeira são atrativos e interessantes em si mesmos.

Objetivos

Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de:
  • Reconhecer a existência de regras nas brincadeiras vivenciadas
  • Obedecer às regras com o auxílio do professor
  • Explicar verbalmente para outra pessoa como se joga
  • Reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira
  • Realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se.
  • Projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
  • Perceber os efeitos da atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas atividades em velocidade.
Conteúdos específicos
  • Amarelinha.
  • Brincadeira de regras simples.
  • Brincadeiras realizadas em pequenos grupos, sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, onde a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.
  • Habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar, equilibrar.
  • Capacidades físicas de velocidade e força.
  • Freqüência cardíaca.

Ano
1º ao 3º ano

Tempo estimado
5 aulas de 40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa inicial, 25 minutos para a vivência do jogo e 5 minutos finais para roda de conversa.

Material necessário 
  • Espaço físico plano e desimpedindo, possível de ser “desenhado” com giz (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar)
  • Espaço físico plano e desimpedido, de terra ou areia
  • Lousa e giz
  • Cronômetro
  • Papel e lápis
  • Varetas de bambu
  • Elástico de costura
  • 1 martelo ou similar
  • 1 Tesoura
  • Canetas hidrográficas e cartolina branca
Desenvolvimento das atividades
Em todas as aulas, inicie a atividade fazendo uma explicação das regras e da distribuição dos grupos de crianças pelo espaço físico, desenhando na lousa o posicionamento de cada um e os limites a serem utilizados durante as brincadeiras.
Esse desenho deve ser um diagrama simples, com as referências do espaço e a representação da posição e do espaço que cada grupo de crianças vai utilizar durante a atividade.
Organize sempre uma roda de conversa no final, para avaliar junto com as crianças os avanços conquistados e as dificuldades enfrentadas durante a vivência das brincadeiras.
A seqüência didática está organizada em três aulas com propostas de brincadeiras feitas por você e duas aulas em que as crianças serão desafiadas a conceber brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário