Disciplina:
Educação Física
Conteúdos: Atletismo
e Brincadeiras
Objetivos:
·
Entender as atividades em
grupo e o respeito às diferenças;
·
Aprender a se organizar
através de brincadeiras e jogos;
·
Vivenciar práticas de
atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·
Desenvolver movimentos
que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes
situações, deslocar-se de várias maneiras.
Introdução:
Com os alunos em círculo o
professor vai conversar sobre a importância do respeito com os colegas e a se
organizar durante as brincadeiras e, após isso vai explicar desenvolvimento das
atividades.
Desenvolvimento:
Aquecimento - Jogo dos
grupos
Os
alunos irão se espalhar e caminhar pelo pátio, ao sinal do professor irão
formar grupos (2,3,4 etc).
Breve
alongamento antes de dar início as atividades
Conhecendo as partes do corpo
O
professor diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça, peito, barriga,
braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma
a parte mencionada pelo professor, repetindo o nome que a designa.
Primeiramente o trabalho deverá ser realizado de olhos abertos e, a seguir, de
olhos fechados.
Corridas de
revezamento
Divida
as crianças em dois times e faça-as ficar em fila. Encha um balão para cada
criança. Coloque todos os balões ao longo de 6 metros a partir da linha de
partida. Quando você disser "vai", um jogador de cada time deve correr,
estourar um balão e retornar pra fila. Ele voltar e passar a vez para o próximo
jogador. Corre um jogador de cada vez. O primeiro time a terminar a corrida
vence o jogo.
Variação: Fazer essa corrida sem balão, e fazer com que as
crianças contornem um ponto e retornem pra fila dando vez para o próximo.
Perseguir a bola
Os alunos formarão duas colunas em posição
fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola. O primeiro de cada coluna
lança a bola o mais longe possível. Isto feito, todos deverão correr para
reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna
que se reformar em primeiro lugar.
Sintese integradora:
Volta a calma – Fui ao banheiro:
Começa com um participante
cantando a música chamando um colega para participar, até que todos possam ser
chamados.
Fui ao banheiro e tava uma
bagunça!!!
Foi o (nome do colega)?
Ele responde: Eu? Eu não?
Então quem foi?
Ah foi o (nome de outro
colega)!
Recursos:
Bolas, bexigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário