1º Ciclo
3ºano - Habilidades e Competências:
- Criar movimentos
corporais, utilizando ou não diversos materiais.
CONTEÚDO:
ATLETISMO
* Participação em diversos
jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
Aspectos Conceituais:
* Compreensão do esporte e
criação de estratégias;
Aspectos Procedimentais:
* Execução das atividades
através de capacidades globais e específicas;
Aspectos Atitudinais:
*Valorização do trabalho em
equipe, respeito, reciclagem;
SITUAÇÕES
DE APRENDIZAGEM
- Apresentação do conteúdo
a ser trabalhado (Data show)
- Explicação das atividades
a serem realizadas em quadra;
- Explicação das regras das
atividades;
- Acordos e Combinados
sobre as atividades que serão realizadas;
- Construção de dardo e
disco;
- Salto rã com arcos;
- Corrida com revezamento
e obstáculo;
- Dardo e disco;
- Avaliação em sala:
Criação do painel no papel pardo: figuras do atletismo;
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
-
Para o início da aula, ainda em sala, os professores farão uma apresentação com
data show, sobre o atletismo. Haverá uma breve apresentação e explicação das
brincadeiras que serão executadas, as professoras explicarão as regras gerais.
-
Em seguida, ainda em sala, serão confeccionados com materiais alternativos
dardos e discos. Após a construção os materiais serão recolhidos pelos
professores e entregues somente na quadra, quando serão utilizados.
-
Em seguida os alunos descerão para a quadra,e serão formadas três colunas e ao
comando do professor deverão agachar e saltar dentro e fora de arcos, que
estarão dispostos em sequência à frente de cada coluna;
- Os alunos formarão quatro colunas e será entregue um
bastão ao primeiro de cada coluna. Determina-se uma distância de 10 a 15 metros
e coloca-se cones e bambolês para servirem de obstáculos. Ao sinal do professor
o primeiro aluno de cada coluna fará o percurso e quando voltar entregará o
bastão para o próximo executar a mesma tarefa;
- Os professores determinarão um limite para os alunos
lançarem o dardo e o disco livremente;
- Os professores determinarão um limite para os alunos
lançarem o dardo e o disco livremente;
- Os professores reunirão os alunos e voltarão à sala
de aula.
RECURSOS: Cone, bambolê, data show, papel pardo, figuras de
atletismo, jornal, cola, fita adesiva, pratos descartáveis.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas
atividades propostas e também através de um painel que eles terão que construir
em papel pardo com figuras de atletismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário