Disciplina:
Educação Física
Conteúdos: Atletismo
e brincadeiras.
Objetivos:
·
Entender as atividades em
grupo e o respeito às diferenças;
·
Aprender a se organizar
através de brincadeiras e jogos;
·
Vivenciar práticas de
atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
· Desenvolver movimentos
que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes
situações, deslocar-se de várias maneiras.
Desenvolvimento:
Aquecimento - Limpando o lago
Com
uma fita adesiva, demarca-se um círculo no chão, cujo diâmetro dependerá do
número de participantes, sua faixa etária e suas capacidades e habilidades.
Dentro do círculo se colocam diferentes materiais descartáveis: latas, bacias
de plástico, potes de iogurte, etc. Os participantes situam se no exterior do
círculo. O focalizador do jogo reparte as bolas disponíveis e explica ao grupo
que se encontra em volta do lago que o mesmo foi contaminado pelos detritos que
o ser humano jogou em seu interior. A contaminação está colocando em perigo a
vida dos peixes, por isso o objetivo do grupo é limpar o lago no menor tempo
possível. O problema é que não é possível entrar no lago, por isso a limpeza se
fará arremessando as bolas contra os objetivos que flutuam no lago para tratar
de leva-los até a margem. O jogo termina quando o grupo terminar de limpar o
lago.
Movimentos pelas cores
Dispor as crianças em três colunas. Ao sinal do professor, as
crianças devem, uma a uma, deslocar-se de acordo com a cor do cartão (amarelo,
verde, vermelho e branco) que o professor lhes mostrar:
Amarelo - andar para a direita;
Vermelho
- andar para a esquerda;
Verde –
abaixar;
Branco –
levantar.
Saltando os números
Dispor as crianças em três colunas. À frente de cada coluna,
desenhar quadrados com números de uma a dez e círculo de partida, conforme o
esquema representado a seguir.
Corrida Maluca
Dispor
as crianças, três a três, uma atrás da outra, segurando na cintura do colega da
frente. Traçar uma linha de partida atrás da qual os trios devem posicionar-se
um ao lado do outro. A 20 m, traçar a linha de chegada.
Ao sinal do professor, os
trios devem deslocar-se, saltando com um pé e, depois com o outro, mantendo a
perna livre estendida para o lado.
Obs: O deslocamento pode ser executado com saltos com os dois pés, ora para
a direita, ora para a esquerda. As mãos não podem soltar as mãos da cintura do
colega.
Síntese integradora:
Volta Calma – Zoológico: O professor leva os alunos
para o pátio e todos se assentam no chão, formando uma roda. Cada aluno escolhe
ser um animal que quiser.
O professor inicia a brincadeira
dizendo:
- Fui ao zoológico e vi que
lá não tinha elefante.
O aluno que escolheu esse
animal retruca, imediatamente:
- Elefante tinha, o que não
tinha era macaco.
- Macaco tinha, o que não
tinha era camelo.
E assim por diante. O aluno
que não responder imediatamente, quando for citado o animal que escolheu, sairá
da brincadeira ou pagará uma prenda.
Recursos:
Bolas de jornal, giz, Cartões
coloridos.
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