quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ensino fundamental I - Lutas - Boxe 1


Tema: Lutas.

Conteúdo: Boxe.

Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através dos jogos de oposição.

Material: Corda, colchonetes e fita adesiva, cones e elástico.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos):  O professor irá fazer a explanação da atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que  e como será atividade.

Parte principal (30 minutos):

Lutando com o colega

Nesta atividade propor a formação de duplas. Cada dupla irá fazer os golpes para que seu colega desvie e vice-versa. Para a prática das esquivas, um membro da dupla irá esticar o braço enquanto o seu companheiro realiza as esquivas, como no vídeo sugerido abaixo:
 
Procure explorar os aspectos atitudinais de ataque e defesa presentes nas atividades, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.

Lutando Boxe

Nesta atividade utilize os colchonetes e a fita adesiva para que um membro de cada dupla confeccione, junto com seu parceiro, as “luvas de boxe”, da seguinte forma: para construir as luvas pegue dois colchonetes, enrole-os na mão, como se quisesse fazer uma espécie de “bola”, e prenda-os com fita adesiva, ou fitas de pano. A mão ficará com uma espécie de luva. Peça para que um membro da dupla ajude o seu companheiro nesta atividade. Enquanto os(as) alunos(as) realizam esta atividade, pegue quatro cones e coloque-os dispostos a uma distância de aproximadamente 4 metros quadrados um do outro. Em seguida, coloque o elástico de fora-a-fora, como especificado na figura abaixo:
Após a confecção das “luvas” e do ringue, sugira que cada dupla escolha o membro que irá lutar no ringue. Feito isto, os(as) alunos(as) poderão realizar lutas no ringue com as luvas, dando golpes no “adversário”. Neste momento é importante que cada aluno(a) respeite os limites do corpo de cada colega e que a força não seja utilizada com ênfase durante os golpes. Este deve ser um alerta do(a) professor(a). As duplas irão revezar as “luvas de boxe” confeccionadas, possibilitando que todos experimentem a atividade.
Obs.: caso não haja colchonetes suficientes para as duplas, monte grupos maiores para que os(as) alunos(as) possam revezar as “luvas” confeccionadas.   

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Visitas em academias de Boxe são interessantes de serem realizadas com os alunos, já que nesses espaços poderão experimentar outras atividades.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro, menino com menina etc.

Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá pedir para os alunos tragam travesseiros de casa. Nesse caso, eles substituirão os colchonetes. Espumas também podem ser utilizadas.

Parte final (10 minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao próximo, além de respeito às regras de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário