Tema: Lutas.
Conteúdo: Boxe.
Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através
dos jogos de oposição.
Material: Corda, colchonetes e fita adesiva, cones
e elástico.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): O professor irá fazer a explanação da
atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que e
como será atividade.
Parte principal (30
minutos):
Lutando com o colega
Nesta atividade propor a formação de duplas. Cada
dupla irá fazer os golpes para que seu colega desvie e vice-versa. Para a
prática das esquivas, um membro da dupla irá esticar o braço enquanto o seu
companheiro realiza as esquivas, como no vídeo sugerido abaixo:
Procure explorar os aspectos atitudinais de ataque e
defesa presentes nas atividades, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem
que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação
ao outro.
Lutando Boxe
Nesta atividade utilize os colchonetes e a fita
adesiva para que um membro de cada dupla confeccione, junto com seu parceiro,
as “luvas de boxe”, da seguinte forma: para construir as luvas pegue dois
colchonetes, enrole-os na mão, como se quisesse fazer uma espécie de “bola”, e
prenda-os com fita adesiva, ou fitas de pano. A mão ficará com uma espécie de
luva. Peça para que um membro da dupla ajude o seu companheiro nesta atividade.
Enquanto os(as) alunos(as) realizam esta atividade, pegue quatro cones e
coloque-os dispostos a uma distância de aproximadamente 4 metros quadrados um
do outro. Em seguida, coloque o elástico de fora-a-fora, como especificado na
figura abaixo:
Após a confecção das “luvas” e do ringue, sugira que
cada dupla escolha o membro que irá lutar no ringue. Feito isto, os(as)
alunos(as) poderão realizar lutas no ringue com as luvas, dando golpes no
“adversário”. Neste momento é importante que cada aluno(a) respeite os limites
do corpo de cada colega e que a força não seja utilizada com ênfase durante os
golpes. Este deve ser um alerta do(a) professor(a). As duplas irão revezar as
“luvas de boxe” confeccionadas, possibilitando que todos experimentem a
atividade.
Obs.: caso não haja colchonetes suficientes para as
duplas, monte grupos maiores para que os(as) alunos(as) possam revezar as
“luvas” confeccionadas.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Visitas em academias de Boxe são
interessantes de serem realizadas com os alunos, já que nesses espaços poderão
experimentar outras atividades.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as)
alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo
e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com
expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais
forte, mas fraco, mais gordo, mais magro, menino com menina etc.
Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a)
poderá pedir para os alunos tragam travesseiros de casa. Nesse caso, eles
substituirão os colchonetes. Espumas também podem ser utilizadas.
Parte final (10
minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao
próximo, além de respeito às regras de combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário