Tema:
Ginástica.
Conteúdo:
Elementos primários da ginástica.
Objetivos
Gerais: Trabalhar atividades da ginástica
geral de forma lúdica.
Objetivos
específicos: Coordenação motora geral,
lateralidade, equilíbrio, esquema corporal e expressão corporal.
Material:
Fotos, colchões, banco sueco, elásticos, cones.
Metodologia:
Parte
inicial (10 minutos):
Atividade 1
Após uma reunião, perguntar sobre o
que é Ginástica Artística e quais as modalidades a compõe. Em seguida o
professor deverá fazer uma explicação utilizando as fotos abaixo (destacando as
características de cada um dos aparelhos, movimentos).
http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc07/estadual/fotos/fotos_04/fotos_04.htm
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/10/21/21_MHG_ESP_LAIS.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGfVYDglhdppNNRsXW4fdbxekijOfTQ4WAq8ikc_XYH8vrcm-qBZzrFF2230jUyjXzHhbXrscIBWnZTB6RWO7r6JvpfPCOGmfd98wGMg_xb0Lwqwc0MuR2OrCwcZuUKnLx65c_yQQRvxU7/s700/0,,15261470-EXH,00.jpg
http://farm1.static.flickr.com/27/35172872_ff4e4378cc.jpg?v=0
http://www.loucopelopan.com.br/wp-content/uploads/2007/07/img_0691.jpg
Dando continuidade, o professor questionará se os movimentos da ginástica artística são utilizados somente na prática da modalidade ou será que é possível reconhecer os movimentos em nosso dia-a-dia. Após o pequeno debate, mostrar as fotos abaixo e pedir que os alunos associem-nas com as modalidades já apresentadas argumentando a escolha. (Importante relacionar quesitos como força, equilíbrio, elasticidade, materiais utilizados...)
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/albumdefotos/esportes/album016/fotos/grandes/img_006_gde.jpg
http://www.3quedas.com.br/imagens/20080416173948.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1245/1351786725_7f494151af.jpg?v=0
http://farm1.static.flickr.com/112/280868888_62dff94439.jpg?v=0
http://www.paulistano.org.br/upload/editor/image/noticias/Parquinho_n.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTekNbozFl-6nttYlsrRtA0f-04TzWgHg29wGZn7w4ZjkpaRFkHXlNde4ieOBBvexD3SLcW_C5vSPQOLyzZwwnkIBDlhosAIDB1dfxIXsD9VYCNCNu284bj5yDLchyh0RtdNz2hlDM9GIj/s320/carni%C3%A7a.jpg
Parte principal (30 minutos):
Atividade 2
Mostrar o circuito onde as crianças, divididas em pequenos grupos, poderão experimentar alguns movimentos que remetem à G.A.. Ao término de um determinado tempo, os grupos trocarão de estação.
ESTAÇÃO 1: Plantar bananeira com o apoio na parede
ESTAÇÃO 2: Cambalhota nos colchões
ESTAÇÃO 3: Pular carniça
ESTAÇÃO 4: Andar no banco sueco virado para baixo
ESTAÇÃO 5: Correr e saltar sobre um elástico parando de pé (colchão para amortecer)
Parte
final (10minutos):
Os alunos farão uma reflexão de como
usamos elementos da ginástica no seu dia-a-dia e qual melhora isso nos trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário