Plano
de Aula Lateralidade e Noção Espacial
OBJETIVOS:
– Localizar no espaço os objetos e pessoas
que se encontram ao meu redor;
– Desenvolver as primeiras noções de referência espacial (lateralidade).
– Desenvolver as primeiras noções de referência espacial (lateralidade).
2 – Levantamento de hipóteses: Se você
estiver de frente para um amigo, a mão direita dele estará do mesmo lado que a
sua?
HIPÓTESES:
Acho que sim: (n° de alunos)
Acho que não: (n° de alunos)
Acho que sim: (n° de alunos)
Acho que não: (n° de alunos)
3 – Experimentação
Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizam movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizam movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
– Dêem a mão direita;
– Ergam o braço esquerdo;
– Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
– Pulem com o pé esquerdo;
– Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
– Ergam o braço esquerdo;
– Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
– Pulem com o pé esquerdo;
– Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Esta experimentação pode também ser repetida
com um aluno na frente do outro, ou mesmo ao lado do outro.
Os alunos podem fazer um círculo em cada
grupo e o professor orientar:
– coloque a mão direita no colega que está à
sua esquerda;
– coloque o pé esquerdo um passo à frente, etc.
– coloque o pé esquerdo um passo à frente, etc.
Explorar (esquerdo, direito) e também (na
frente, atrás) (em cima, embaixo).
4 – Discussão.
Questionar os grupos onde houve mais erros: na noção (em cima, embaixo); (na frente, atrás) ou (esquerdo-direito) ?
Como cada um faz para saber qual seu pé direito e qual seu pé esquerdo?
Questionar os grupos onde houve mais erros: na noção (em cima, embaixo); (na frente, atrás) ou (esquerdo-direito) ?
Como cada um faz para saber qual seu pé direito e qual seu pé esquerdo?
5 – Registro
Após a discussão nos grupos
cada aluno produz um texto, ou um desenho sobre o que fez, o que aconteceu, o
que aprendeu e quais as dificuldades encontradas. Não se esqueça de fechar a
atividade com um registro coletivo de toda a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário