quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ensino fundamental I - Jogos e brincadeiras - Ginástica geral 2


Tema: Ginástica.

Conteúdo: Elementos primários da ginástica.

Objetivos Gerais: Trabalhar atividades da ginástica geral de forma lúdica.
Objetivos específicos: Coordenação motora geral, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal, expressão corporal, interação, companheirismo e cooperação.

Material: Fotos, colchões, banco sueco, elásticos, cones.

Metodologia:

Parte inicial (20 minutos):

Introdução
Nessa aula de ginástica geral os alunos poderão vivenciar uma das várias modalidades de ginásticas, que oferece boas possibilidades de trabalho, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos. Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras. Por não ter uma finalidade competitiva, a motivação acontece pela auto-superação, e não pela superação do outro, podendo ser trabalhada em grupos mistos ou heterogêneos (tanto em termos de performance quanto em termos de habilidades).
Além da ginástica geral, temos também a ginástica acrobática que engloba movimentos de solo da ginástica artística ou olímpica, os movimentos isolados (as acrobacias em si), e os exercícios estáticos, dentre eles as pirâmides humanas. A experimentação dos movimentos dessa ginástica não requer necessariamente o uso de materiais. Entretanto, podemos selecionar alguns objetos simples e utilizá-los em nossas aulas, como por exemplo, pneus, bastões, tábuas, cordas, arcos, caixotes, bancos. As aulas podem ser organizadas de acordo com temas específicos ou por circuitos, quando várias habilidades físicas – flexibilidade, equilíbrio, força, resistência e coordenação, dentre outras – serão trabalhadas ao mesmo tempo.

Alongamentos
Nesse momento inicial, ao mesmo tempo em que os professores devem explicar para os alunos a importância de se fazer os exercícios de alongamento para preparar o corpo para atividades das quais os alunos não estão acostumados, também podem conversar com os alunos sobre a necessidade das ajudas, da cooperação e da atenção constante nos próprios movimentos e nos dos colegas. Aproveite esse tempo de reunião também para combinar o funcionamento da aula, e a organização das atividades.
Prefira os exercícios de alongamento que privilegiem, inicialmente, grandes grupos musculares para, posteriormente trabalharem os pequenos grupos. É importante que se trabalhem a musculatura posterior e anterior das pernas, da coluna e do abdômen, dos braços, dos punhos, das costas, do pescoço.

Algumas sugestões de alongamentos podem ser encontradas no site:
http://www.alongamentos.com/tipo-de-alongamento.htm

Parte principal (60 minutos):
Figuras básicas de ginástica
As atividades agora se orientam por textos e pelas figuras:
a) Vela: Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido a princípio com os joelhos próximos ao peito e depois com o corpo ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ou ajudando a manter o quadril elevado.
b) Ponte: na parede, com ajuda do colega (por cima do braço, em trios).

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