Objetivos
- Identificar atitudes que contribuem para a manutenção do corpo.
- Reconhecer-se como agente responsável pelo próprio bem-estar.
Conteúdo
- Hábitos saudáveis.
Anos
3º ao 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Cronômetro ou relógio, lápis ou caneta e folha de papel.
Flexibilização
- Identificar atitudes que contribuem para a manutenção do corpo.
- Reconhecer-se como agente responsável pelo próprio bem-estar.
Conteúdo
- Hábitos saudáveis.
Anos
3º ao 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Cronômetro ou relógio, lápis ou caneta e folha de papel.
Flexibilização
Para trabalhar com um aluno com deficiência visual (baixa visão), amplie o
objetivo desta sequência para que ele perceba que, de acordo com as
características físicas de cada pessoa, com suas condições de saúde e com o
local onde ela vive, é necessário adotar diferentes hábitos.
Na primeira etapa, amplie a conversa: automóveis de marcas ou modelos
diferentes e submetidos a variadas condições de uso exigem diferentes cuidados.
Adapte a forma de registro para o aluno com deficiência, utilizando aquela com
a qual ele está mais habituado ou demonstra mais habilidade em outras situações
(o uso de computador com visualização ampliada é uma possibilidade). Preveja um
tempo maior para o seu registro - ele pode iniciar ou terminar a tarefa em
casa.
Na segunda etapa, reserve um espaço plano e seguro para que o aluno com
deficiência possa realizar a atividade. Oriente sua atuação de modo que ele
faça dupla com um colega de porte físico semelhante, que seja capaz de
conduzi-lo e no qual ele confie. Mostre-lhe o trajeto da corrida
antecipadamente. Você deve orientá-los a correr de mãos dadas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Dê início ao trabalho conversando com os alunos sobre a importância da
saúde para o bom funcionamento do corpo. Você pode fazer uma analogia entre o
corpo humano e um carro. Para que o automóvel funcione direito, é preciso que
todas as suas peças estejam funcionando adequadamente também. Portanto,
manutenção é fundamental. Tomados os devidos cuidados, o carro estará sempre em
bom estado e o risco de problemas mecânicos será reduzido. Diga aos estudantes
que com o nosso corpo é a mesma coisa, pois ele nada mais é que uma
"máquina biológica". Para funcionar como se espera, suas peças (os
órgãos e os sistemas que o compõem) precisam apresentar funcionamento adequado.
É imprescindível, portanto, que cuidemos de sua manutenção. Lance para os
alunos a seguinte pergunta: "O que devemos fazer para cuidar da
saúde?". O objetivo é averiguar o nível de informação que eles têm sobre o
assunto. Estimule-os a citar hábitos saudáveis, como manter uma dieta
balanceada, dormir bem (pelo menos oito horas por noite), praticar esportes, se
divertir etc. Em seguida, peça que registrem suas ideias no caderno.
Informe as crianças que, na próxima etapa, elas deverão usar roupas confortáveis,
pois será realizada uma atividade na qual terão de fazer exercícios físicos por
alguns minutos.
2ª etapa
A atividade a seguir deve ser feita em um local amplo (o pátio ou a quadra
de esportes da escola, por exemplo). Organize os alunos em duplas. Peça que
cada uma fique em repouso por aproximadamente dois minutos. A intenção é fazer
com que a frequência cardíaca das crianças diminua, chegando a um nível
estável. Solicite que cada estudante meça a frequência do parceiro. A forma
mais simples de medi-la é sentir a pulsação no pescoço (posicionando os dedos
indicador e médio na lateral do pescoço) ou no punho (posicionando os dedos
indicador e médio na parte interna do punho, próximo à base do polegar). A
pulsação deve ser aferida durante um minuto, e os alunos terão de anotar no
caderno o número de batimentos contados nesse intervalo - para isso, eles
utilizarão um cronômetro ou um relógio. Depois que todos tiverem feito sua
medição, peça que corram moderadamente durante cerca de cinco minutos. O
objetivo, agora, é elevar a frequência cardíaca dos estudantes. Ao terminar a
corrida, eles devem repetir a medição. Em seguida, oriente-os a compará-la com
a primeira e pergunte: "Por que a frequência cardíaca aumentou após a
prática de exercícios físicos?". Explique às crianças que, quando fazemos
exercícios, a demanda por nutrientes e oxigênio aumenta no nosso organismo,
elevando a frequência cardíaca e fazendo o sangue circular mais rápido. A
frequência normal de uma pessoa em repouso varia de 60 a 100 batimentos por
minuto. Frequências bem mais baixas, no entanto, podem ser normais em adultos
jovens, particularmente entre aqueles que apresentam bom condicionamento
físico. Por outro lado, pessoas sem preparo físico podem apresentar maior
diferença entre a frequência cardíaca em repouso e depois de atividades
físicas. Discuta com os alunos a influência que hábitos saudáveis podem exercer
sobre a saúde corporal. Ajude-os a perceber que pessoas que se exercitam
regularmente têm melhor preparo físico e, consequentemente, frequência cardíaca
mais uniforme. Você pode propor que eles conversem com seus pais ou
responsáveis sobre a importância de adotarmos hábitos saudáveis - favorecendo,
assim, o bom funcionamento do organismo, o que proporciona melhor qualidade de
vida.
Avaliação
Peça que os alunos escrevam um guia de orientação com base na seguinte
pergunta: "Como os hábitos saudáveis podem influenciar na saúde do nosso
corpo?". Essa é uma maneira de averiguar se as crianças perceberam que
praticar exercícios, adotar uma alimentação balanceada, dormir oito horas por
noite e reservar tempo para se divertir são hábitos saudáveis que ajudam a
manter a saúde do corpo e afastar doenças.
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