Disciplina : Educação Física
Tema da aula: Vídeo do Tarzan
Conceito: Equilíbrio,
Manter a Postura de seu corpo inalterada quando este é colocado em várias
posições.
Problematização:
·
“Será que todos nós precisamos de equilíbrio no
nosso dia-a dia?”
·
“ Será que se não tivéssemos equilíbrio
conseguiríamos realizar nossa tarefas diárias?”
·
“Explique a importância do equilíbrio.”
Descrição
das Atividades.
Parte inicial –Alongamento
Durante a realização do alongamento conversar com os
alunos expressando conhecimento das atividades que serão realizadas.
Parte Principal – Atividade programada.
1ª Parte
·
Caminhar sobre a corda estendida no chão.
·
Caminhar sobre a corda com cone na cabeça .
·
Caminhar sobre o banco sueco.
· Caminhar sobre o banco sueco a ao final
equilibrar-se sobre uma perna e depois sobre a outra .
2ª Parte
Pedir para que de forma organizada as
crianças mudem de lugar (sem descer do banco sueco) até ficarem em ordem
crescente. Em seguida pedir para que fiquem meninas de um lado e meninos do
outro.
Variações:
As crianças podem se organizar conforme o cabelo, dia do
aniversário, modelo do calçado, etc.
Material Utilizado: será necessário banco sueco, cordas , cones e bastões.
Parte Final
Reflexão:”No filme o Tarzan usa equilíbrio?”
“Quais os movimentos de equilíbrio que vocês acharam mais
difícil ?”
“Dê um exemplo de como usamos equilíbrio no nosso dia-a
dia?”
Destaque da Reflexão
Explorar as respostas obtidas enfatizando a importância
de se praticar exercícios de equilíbrio.Dizer que o equilílibrio é importante
do que imaginamos, é através dele que andam, corremos, passeamos de
bicicleta,etc.
Registro
Pedir para que cada aluno escreva em uma folha
paras ser entregue ao professor, duas tarefas do dia-a-dia que é necessário ter
bom equilíbrio e que eles explicam o por que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário