1
– Ajudando Seus Amigos
Material:
Saquinhos de areia ou feijão.
Disposição:
Cada participante com um saquinho em cima da cabeça mantendo o equilíbrio, todos devem passear pelo espaço
destinado para o jogo.
Desenvolvimento:
Quando um saquinho cair, a pessoa que não conseguiu equilibrá-lo deve ficar “congelada”. Outra pessoa
então deve tentar pegar o saquinho ajudando seu amigo
a “descongelar-se” e seguir no jogo. Quando
abaixar para pegar o saquinho do amigo, se o seu cair, também estará “congelado”.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Aprimorar o equilíbrio.
SOLER
( 2003, p. 112)
2
– Basquetebalde
Material:
Bola e dois baldes.
Disposição:
Duas equipes com seis ou mais integrantes, cada equipe tem um representante segurando um balde, que pode correr
pela linha lateral (direita e esquerda), sem
entrar na quadra.
Desenvolvimento:
Os integrantes da equipe devem passar a bola entre si, tentando jogar a bola dentro do balde. O jogador, de
posse da bola, pode passá-la ou tentar
acertar o balde, porém não pode andar segurando a bola. A outra equipe procura interceptar a bola (sem
contato pessoal) e tenta acertar o seu
balde. Cada vez que um jogador acerta o balde, converte ponto e deverá jogar um dado. Se cair número
ímpar, o ponto vale 1, 3 e 5 pontos a
favor... se tirar números pares, o ponto vale 2, 4 e 6 pontos contra a sua equipe.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*Desenvolver habilidades motoras,
tais como: correr, passar, rebater,
lançar, etc.
lançar, etc.
SOLER
(2003, p.111)
3 – Bola Alternativa
Material:
Bolas de praia.
Disposição:
Grupos de quatro a seis pessoas, formando pequenos círculos, olhando para fora. Devem estar unidos e agarrados
pelos braços.
Desenvolvimento:
O facilitador coloca a bola no chão dentro do círculo e explica que este deverá tirar a bola sem usar as mãos.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Reforçar o trabalho em equipe;
*
Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER
(2003, p. 115)
4
– Cada Apito Um Grupo
Material:
Nenhum.
Disposição:
Todos à vontade, pelo espaço destinado para o grupo.
Desenvolvimento:
O facilitador escolhe um participante que será o pegador. O jogo inicia, e as pessoas correm livremente
pelo espaço destinado para o jogo. O facilitador
apita três vezes, e todos devem formar grupos
de três. O pegador neste momento tenta pegar quem ainda não formou grupos. O facilitador apita duas, quatro, seis,
oito, etc.
Objetivos:
*
Formar grupos;
*
Estimular a cooperação;
*
Aprimorar a relação interpessoal.
SOLER
(2003, p. 112)
5
– Completar a Sentença
Material:
Aparelho de som.
Disposição:
Todos dançando, ao som da música animada.
Desenvolvimento:
Quando a música parar, formar grupos de três pessoas e responder rapidamente uma pergunta feita pelo
facilitador (o que vier na cabeça).
O
facilitador, a cada parada, vai sugerindo novos grupos: quatro, cinco, seis... Até o grupo todo.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Aprimorar o trabalho em grupo;
*
Exercitar a rapidez de raciocínio.
SOLER
(2003, p. 114)
6
– Formar Grupos
Material:
Nenhum.
Disposição:
Todos à vontade, pelo espaço destinado para o jogo.
Desenvolvimento:
Os participantes andando livremente pelo espaço destinado ao jogo. O facilitador cria alguns critérios
para formar novos grupos: cor dos cabelos, número
dos sapatos que cada um calça, o mês do aniversário,
a comida favorita, a cor dos olhos, o signo, etc. Conseguiremos vários novos grupos, se percebermos algumas características
do grupo.
Objetivos:
*
Formar novos grupos;
*
Aprimorar a relação interpessoal;
*
Estimular a cooperação.
SOLER
(2003, p. 113)
7
– Murmurando
Material:
Vendas para os olhos.
Disposição:
Todos de quatro, murmurando com as vendas nos olhos.
Desenvolvimento:
O facilitador deve escolher algumas pessoas para serem os seguranças. O objetivo dos seguranças é
evitar que as pessoas batam nas paredes. O jogo
começa com o facilitador dando um toque nas costas de alguém que está de quatro, este fica de pé
com as pernas abertas (olhos abertos).
O objetivo do grupo será achar a pessoa de pé e passar por entre as suas pernas
(assim evoluirá). Quem vai passando levanta, abre as pernas e
segura na cintura do primeiro. Continuar o jogo até que todos tenham evoluído.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Aprimorar a relação interpessoal;
*
Vivenciar uma atividade sem utilizar a visão.
SOLER
(2003, p. 114)
8
– O Nó Humano
Material:
Nenhum.
Disposição:
Todos formando um círculo.
Desenvolvimento:
O facilitador explica que será formado um nó humano. Cada participante agarra uma das mãos de duas pessoas,
cuidando para não pegar as mãos das
pessoas que estão logo a seu lado, nem as duas mãos de uma mesma pessoa. Quando todas as mãos estão
agarradas, estará formado o nó
humano. É preciso abrir o nó sem soltar as mãos. A idéia é todos ficarem num círculo, juntados pelas mãos.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação grupal;
*
Propiciar o trabalho em equipe;
*
Exercitar a flexibilidade.
BROWN
(1994, p.84)
9
– Volençol
Material:
Lençóis.
Disposição:
Formando pequenos grupos, a princípio em duplas.
Desenvolvimento:
Cada um com um pequeno “lençol” (um tecido similar, como uma camiseta ou, um cobertor) e uma bola. O
desafio é lançar e recuperar a bola utilizando
o “lençol”. Os parceiros podem criar inúmeras formas para dinamizar a atividade: fazer uma cesta;
arremessar numa parede; lançar a bola,
correr até um ponto e voltar; lançar e rolar no chão e outras tantas. Depois de algum tempo as duplas são
incentivadas a interagir umas com as outras, trocando passes de “lençol” para
“lençol”.
Pode
ser com uma ou duas bolas, simultaneamente. O desafio pode evoluir para um “Volençol” (um jogo de voleibol com
lençóis). Colocamos duplas com “lençóis” em cada
lado da quadra de voleibol e desenvolvemos o jogo
propondo a realização de metas comuns e respeitando
o grau de habilidade que os participantes vão, gradualmente, alcançando. O uso de bolas com tamanho e peso
variados, “lençóis” maiores para formação de
grandes grupos, entre outros, são elementos que podem aumentar o grau de motivação e envolvimento
no jogo.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
*
Aprimorar o trabalho em equipe;
*
Desenvolver habilidades motoras, tais como: lançar, andar, correr, flexionar e estender.
BROTTO
(2003, p.107)
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. 7 ed.
Santos: Projeto Cooperação, 2003.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de convivência. 2 ed.
Santos: Projeto Cooperação, 2001
BROWN, Guilhermo. Jogos
Cooperativos: teoria e prática. Trad. Rui Bender. São Leopoldo, RS: Sinodal,
1994.
SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos. Rio de
Janeiro: 2 ed. Sprint, 2003.
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