PLANO DE AULA
OBJETIVO:
- Praticar atividades
relacionadas com a luta “CAPOEIRA”;
- Vincular a vivência da prática da Capoeira com o tema Cidadania,
principalmente no que tange o aspecto atitudinal, relacionado com o respeito
para com o próximo;
- Ser capaz de executar movimentos primários, porém importantes da
capoeira, com a finalidade de possibilitar a participação da roda de
capoeira, aplicada no final da aula.
|
CONTEÚDO:
- Capoeira;
- Palmas (ritmo para a roda de capoeira), alguns instrumentos
utilizados na capoeira, “A U” (acrobacia geralmente aplicada ao entrar na
roda), dinâmica da ginga, “esquiva”, “martelo”, “meia lua de frente”, “meia
lua de compasso” e regras da roda de capoeira.
|
CONTEÚDO CONCEITUAL DA AULA:
- Compreender e assimilar os golpes da capoeira
ministrados, bem como a dinâmica da roda de capoeira.
CONTEÚDO PROCEDIMENTAL DA
AULA:
- Executar os golpes propostos, e participar da
roda de capoeira com o devido entendimento a cerca de como proceder em
relação ao colega.
CONTEÚDO
ATITUDINAL DA AULA:
- Integração;
- Socialização;
- Paciência;
- Respeito;
- Atenção;
- Cooperação.
|
MATERIAIS UTILIZADOS
- Giz;
- Quadra poliesportiva;
- Professor de capoeira;
- Alguns instrumentos da capoeira.
|
DESENVOLVIMENTO DA AULA
a) Em quadra a professora socializa com os alunos o que será ministrado
na aula, com os mesmos dispostos em círculo. Em seguida apresenta o professor
de capoeira, o qual dará suporte à aula.
b) Os alunos formados em duas fileiras, uma de frente para a outra,
trabalharão a “ginga”, como o primeiro movimento a ser ensinado.
c) Após a ginga, os alunos aprenderão a esquiva “Cocorinha”.
d) Durante o ensinamento do próximo golpe, os alunos ficarão sentados, sendo
que este golpe será o martelo. Ao final do ensinamento os alunos ainda em
duas fileiras, treinarão o golpe ensinado com o colega à sua frente.
e) Após o aprendizado do “martelo”, será ensinada pelo professor de
capoeira a “meia lua de frente”, agora os alunos em círculo realização o
golpe, cada um primeiramente sozinho, e depois que todos treinarem sozinhos,
deverão treinar com um colega, porém gradativamente aplicando os golpes até
agora ensinados, somente os ensinados. Nesta fase o aluno poderá golpear e se
defender com a “esquiva”.
f) O último golpe a ser ensinado será a meia lua de compasso, à mesma
maneira que o golpe anterior, “meia lua de frente”, for ensinado.
g) Os alunos estarão divididos em duas colunas, o primeiro de cada coluna
deverá executar, com uma demonstração prévia do professor de capoeira, o
movimento
“AÚ” (famosa “estrelinha”), que após a execução o aluno voltará para o final da fila para esperar a sua próxima vez (A experiência se dará por duas vezes).
h) Agora o aluno aprenderá, rapidamente a dar ritmo à roda de capoeira
com as palmas.
i)
A professora dividirá os
alunos em dois grupos, cada grupo disposto em semi círculo, sendo um semi
círculo de frente para o outro. Com essa formação dos alunos será executada
uma atividade em que os primeiros de cada semi círculo se agacharão de modo a
se cumprimentarem para entrar na roda de capoeira.
j)
Aqui, as regrinhas para
realizar a roda serão rapidamente explicadas são elas: dois se abaixarão onde
se determinará que se inicia a roda se cumprimentando antes de entrar , bem
como fazer para interromper o jogo de capoeira quando não se quer mais jogar
ou quando quiser interromper o jogo alheio com a finalidade de se jogar com
um dos capoeiristas atuantes na roda.
k)
Os alunos estão prontos para
jogar a capoeira, realizando a “roda” propriamente dita, com palmas, ritmo, e
realização dos golpes ensinados, bem como obedecendo às regras da roda.
Obs.: Todos os golpes serão demonstrados e ensinados pelo professor de
capoeira, porém a organização espacial dos alunos, bem como a organização da
aula será por conta da professora estagiária.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário