Quarta
e quinta aula - Amarelinha recortada
Para
o desenvolvimento dessa atividade, você deve confeccionar previamente o
seguinte material:
- Recorte a cartolina branca em retângulos, mais ou
menos do tamanho de uma carta de baralho.
- Desenhe com caneta hidrográfica as casas da
amarelinha tradicional, e numere-as de maneira que as “cartas” representem,
as seguintes casas: casas simples de números 1, 4, 7 e 10 (4 cartas) casas
duplas de números 2/3, 5/6, e 8/9 (3 cartas) casas Inferno e Céu (2
cartas) cartas em branco (4 cartas)
- Cada conjunto é composto, portanto, de 13 cartas.
Confeccione os conjuntos de cartas necessários para distribuir um conjunto
para cada grupo de 4 ou 5 crianças de cada classe.
Desenhe
na lousa uma amarelinha tradicional com as casas separadas umas das outras e em
outra seqüência.
Explique
para as crianças que as casas foram recortadas com a intenção de propiciar uma
nova modalidade de construir e brincar a amarelinha.
Em
seguida, distribua os conjuntos de cartas para cada grupo e proponha o seguinte
desafio: Vocês devem projetar uma Amarelinha com as mesmas casas da amarelinha
tradicional, em uma ordem diferente! O fundamental é que a seqüência proposta
seja possível de ser executada por todos do grupo. E para que isso possa
ocorrer, devem considerar os limites e habilidades de cada um dos componentes
na projeção e construção das seqüências.
As
cartas em branco devem ser utilizadas para que as crianças escolham outros movimentos
além dos saltos com um e dois pés, e escolham uma forma de representar esse
movimento na carta. Esses movimentos novos devem ser incluídos na seqüência
proposta, junto com os elementos da amarelinha tradicional.
As
crianças podem projetar as suas seqüências no chão mesmo, ordenando as cartas e
conversando sobre a adequação da ordem dos movimentos e da distância entre uma
casa e outra.
Após um tempo de projeto, quando cada grupo concluir a sua seqüência, todos partem para o desenho do projeto com giz no chão e, finalmente, para a vivência de seu projeto na prática.
Os grupos podem ser convidados a visitar e a experimentar a amarelinha dos outros colegas.
Avaliação
Após um tempo de projeto, quando cada grupo concluir a sua seqüência, todos partem para o desenho do projeto com giz no chão e, finalmente, para a vivência de seu projeto na prática.
Os grupos podem ser convidados a visitar e a experimentar a amarelinha dos outros colegas.
Avaliação
Volte seu olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os jogadores na vivência das atividades e, ainda, com a experimentação de todas as funções existentes dentro dos jogos propostos.
Como esses jogos são atividades de performance individual dentro de uma dinâmica coletiva, faça suas observações quanto ao desempenho e o entendimento de regras dos jogadores individualmente, não sendo necessário que a dinâmica do grupo todo seja interrompida para que alguma orientação individual seja feita.
No
caso da amarelinha rápida de velocidade, observe se ocorre divisão de gênero na
experimentação da seqüência em velocidade, pois é possível que o grupo de
meninos escolha a amarelinha mais comprida, e as meninas escolham a menor. Caso
isso aconteça, proponha que os dois grupos experimentem as duas amarelinhas.
Na
amarelinha recortada, é possível que as crianças projetem uma seqüência de
movimentos nas cartas e não consigam realizá-la na prática. Nesse caso,
ajude-as a localizar onde está a dificuldade e a realizar uma reformulação na
seqüência de forma a torná-la possível, localizando quais movimentos propostos
estavam acima dos limites de realização de um ou mais alunos.
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