quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Atletismo e Brincadeiras XI


Disciplina: Educação Física
Conteúdos: Atletismo e Brincadeiras

Objetivos:
·         Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
·         Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
·         Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·    Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Introdução:

Com os alunos em círculo o professor vai conversar sobre a importância do respeito com os colegas e a se organizar durante as brincadeiras e, após isso vai explicar desenvolvimento das atividades.

Desenvolvimento:

Aquecimento -  Jogo dos grupos
Os alunos irão se espalhar e caminhar pelo pátio, ao sinal do professor irão formar grupos (2,3,4 etc).
Breve alongamento antes de dar início as atividades

Conhecendo as partes do corpo
O professor diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada pelo professor, repetindo o nome que a designa. Primeiramente o trabalho deverá ser realizado de olhos abertos e, a seguir, de olhos fechados.

Corridas de revezamento
Divida as crianças em dois times e faça-as ficar em fila. Encha um balão para cada criança. Coloque todos os balões ao longo de 6 metros a partir da linha de partida. Quando você disser "vai", um jogador de cada time deve correr, estourar um balão e retornar pra fila. Ele voltar e passar a vez para o próximo jogador. Corre um jogador de cada vez. O primeiro time a terminar a corrida vence o jogo.

Variação: Fazer essa corrida sem balão, e fazer com que as crianças contornem um ponto e retornem pra fila dando vez para o próximo.

Perseguir a bola
Os alunos formarão duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola. O primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

Sintese integradora:

Volta a calma – Fui ao banheiro:
Começa com um participante cantando a música chamando um colega para participar, até que todos possam ser chamados.
Fui ao banheiro e tava uma bagunça!!!
Foi o (nome do colega)?
Ele responde: Eu? Eu não?
Então quem foi?
Ah foi o (nome de outro colega)!

Recursos:
Bolas, bexigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário