quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Capoeira


IDENTIFICAÇÃO
PLANO DE AULA
Escola:
Estagiária:
Disciplina: Educação Física
Data:
Tempo de duração: 50 minutos
Turma: 6ª série
Conteúdo: Lutas
Tema: Movimentos básicos e golpes tradicionais da capoeira.
1ª PARTE: INICIAL
DURAÇÃO: 10 MIN.
Apresentação da proposta aos alunos. Breves lembretes sobre conteúdo lutas e vivencia dos movimentos básicos da Capoeira. Apresentação do Professor de Capoeira convidado.
OBJETIVOS
·         Aprender a Ginga (movimento base da capoeira), e golpes tradicionais.

2ª PARTE:  ATIVIDADES
DURAÇÃO: 30 MIN.
  1. Alongamento: Enquanto passa o alongamento, a professora pode questionar os alunos sobre a aula anterior, falar sobre a importância de se alongar principalmente antes de praticar uma luta, seja qual.
  2. Movimento AU: Organizar a turma em duplas e ensinar a ginga, deixar que eles pratiquem enquanto a professora passa pelas duplas corrigindo o movimento.
O primeiro movimento a ser ensinado será o AU. Explicar que esse movimento pode ser usado na Capoeira para entrar na roda e também como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário", o movimento se assemelha a estrelinha (brincadeira de criança).
  1. Movimento BENÇÃO: A Benção não passa de um pontapé frontal, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. É quando o Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.
  2. Meia Lua de frente: A partir da Ginga levanta-se a perna de trás e roda-se numa trajetória correspondente a semicírculo. É necessário que, no movimento, não se perca a orientação. Para melhor equilíbrio, empurram-se os braços em sentido contrário.
  3. Roda de Capoeira: Uma roda de capoeira deve ser organizada, os alunos devem gingar neste círculo enquanto dois alunos jogam. Todos devem revezar no grupo. Um dos jogadores sai e o que fica chama outro da roda para jogar. Eles se cumprimentam e iniciam a troca de golpes
Obs.: Todos os movimentos serão ensinados e vivenciados com a ajuda de um professor de capoeira que foi previamente convidado para participar dessa aula.

3ª PARTE: FINALIZAÇÃO
DURAÇÃO: 5 MIN.
Roda de conversa a fim de constatar os prós e contras das atividades no ponto de vista dos alunos.

AVALIAÇÃO
Será avaliado:
  • A participação e Motivação;
  • Dificuldades e habilidades na realização da tarefa;
  • Relacionamento aluno-aluno, aluno-professor.

RECURSOS MATERIAIS
Professor de Capoeira convidado, quadra ou pátio escolar (área livre), atabaque, pandeiro, berimbal... ou aparelho de som e CD.
BIBLIOGRAFIA
http://estreladomarcapoeira.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário