Disciplina:
Educação Física
Conteúdos:
Atletismo e brincadeiras.
Objetivos:
·
Entender as atividades em
grupo e o respeito às diferenças;
·
Aprender a se organizar
através de brincadeiras e jogos;
·
Vivenciar práticas de
atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·
Desenvolver movimentos
que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes
situações, deslocar-se de várias maneiras.
Introdução:
Antes
de começar a brincadeira a professora vai explicar detalhadamente a brincadeira
para as crianças. O professor vai fazer a coreografia primeiro para que os
alunos aprendam.
Desenvolvimento:
Aquecimento
- Mãe cola.
O
professor devera selecionar um pegador, os outros alunos deverão fugir e esse
pegador devera pega-los, cada vez que ele pegar um aluno esse mesmo deverá
ficar
parado com as pernas afastadas, e para salva-lo os demais deverão passar por
baixo da perna dele.
Pula - pula
Riscam-se
duas linhas no chão, separadas por 3 metros de distância. Atrás de uma delas
enfileiram-se os jogadores (agachados). Quando o mestre dizer "Pula",
todos dão um pulo à frente com os pés juntos e param. A um novo sinal avançam
com um outro pulo e assim prosseguem até alcançar em a linha de chegada. Quem
pular fora da hora (devido às pegadinhas do mestre), deverá dar um salto para
trás. Ganha quem cruzar a chegada primeiro, sendo o novo mestre.
Limpando o lago
Com
uma fita adesiva, demarca-se um círculo no chão, cujo diâmetro dependerá do
número de participantes, sua faixa etária e suas capacidades e habilidades.
Dentro do círculo se colocam diferentes materiais descartáveis: latas, bacias
de plástico, potes de iogurte, etc. Os participantes situam se no exterior do
círculo. O focalizador do jogo reparte as bolas disponíveis e explica ao grupo
que se encontra em volta do lago que o mesmo foi contaminado pelos detritos que
o ser humano jogou em seu interior. A contaminação está colocando em perigo a
vida dos peixes, por isso o objetivo do grupo é limpar o lago no menor tempo
possível. O problema é que não é possível entrar no lago, por isso a limpeza se
fará arremessando as bolas contra os objetivos que flutuam no lago para tratar
de leva-los até a margem. O jogo termina quando o grupo terminar de limpar o
lago.
Agachados
Crianças
dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente
1 metro do primeiro colocado, ficará o capitão de cada equipe. Este segurará a
bola A um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a
devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará a bola para o segundo da
coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da
coluna ao receber a bola gritará -Viva!, marcando ponto para sua equipe.
Jogo do pano
Será
feita duas linhas paralelas no chão aproximadamente cinco metros de distância.
Divide-se a turma em duas equipes, posicionando cada equipe uma ao lado da
outra, atrás da linha marcada no chão. Numeram-se os alunos de modo que o
número 1 de uma equipe fique em frente ao número 1 da outra equipe e assim por
diante. Faz-se um X no chão entre as duas linhas, mais ou menos dois metros e
meio de cada linha. Sobre este X será colocado dois panos amarrados
separadamente. Ao comando do professor, que dirá um número, os alunos
correspondentes deverão se dirigir até os panos, cada representante deverá
pegar um pano e desamarrar o mais rápido possível, e levar o pano até um ponto
determinado pelo professor, quem chegar primeiro marcará um ponto para sua
equipe. Ganha a equipe que marcar o maior número de pontos.
Síntese integradora:
Volta a calma - Não vale repetir:
Esta
atividade se inicia por um aluno do grupo, o qual deverá falar um objeto que
exista no lugar onde está sendo realizada a brincadeira, o qual todos possam
ver. O jogador seguinte escolherá outro objeto, não podendo ser o falado pelo
primeiro aluno e assim sucessivamente. Mas tem que prestar muita atenção, pois
conforme vai aumentando o número de alunos que falam os objetos, diminuem os a
serem falados pelos demais do grupo. Se ninguém se enganar, segue-se outra
rodada, até que exista interesse do grupo. Fica a critério do professor ou
condutor da brincadeira, se os que repetirem os objetos sejam ou não
eliminados. Ganha o ultimo que ficar. A brincadeira é motivante, lembrando que
pode ser realizada em dia de chuva em sala de aula.
Recursos:
Giz, bolas de papel, bolas de plástico, panos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário