quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Atletismo e Brincadeiras VII

Disciplina: Educação Física
Conteúdos: Atletismo e brincadeiras.

Objetivos:
·         Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
·         Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
·         Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
·         Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Introdução:
Antes de começar a brincadeira a professora vai explicar detalhadamente a brincadeira para as crianças. O professor vai fazer a coreografia primeiro para que os alunos aprendam.

Desenvolvimento:
Aquecimento - Mãe cola.
O professor devera selecionar um pegador, os outros alunos deverão fugir e esse pegador devera pega-los, cada vez que ele pegar um aluno esse mesmo deverá
ficar parado com as pernas afastadas, e para salva-lo os demais deverão passar por baixo da perna dele.
Pula - pula
Riscam-se duas linhas no chão, separadas por 3 metros de distância. Atrás de uma delas enfileiram-se os jogadores (agachados). Quando o mestre dizer "Pula", todos dão um pulo à frente com os pés juntos e param. A um novo sinal avançam com um outro pulo e assim prosseguem até alcançar em a linha de chegada. Quem pular fora da hora (devido às pegadinhas do mestre), deverá dar um salto para trás. Ganha quem cruzar a chegada primeiro, sendo o novo mestre.
Limpando o lago
Com uma fita adesiva, demarca-se um círculo no chão, cujo diâmetro dependerá do número de participantes, sua faixa etária e suas capacidades e habilidades. Dentro do círculo se colocam diferentes materiais descartáveis: latas, bacias de plástico, potes de iogurte, etc. Os participantes situam se no exterior do círculo. O focalizador do jogo reparte as bolas disponíveis e explica ao grupo que se encontra em volta do lago que o mesmo foi contaminado pelos detritos que o ser humano jogou em seu interior. A contaminação está colocando em perigo a vida dos peixes, por isso o objetivo do grupo é limpar o lago no menor tempo possível. O problema é que não é possível entrar no lago, por isso a limpeza se fará arremessando as bolas contra os objetivos que flutuam no lago para tratar de leva-los até a margem. O jogo termina quando o grupo terminar de limpar o lago.
Agachados
Crianças dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente 1 metro do primeiro colocado, ficará o capitão de cada equipe. Este segurará a bola A um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará a bola para o segundo da coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da coluna ao receber a bola gritará -Viva!, marcando ponto para sua equipe.
Jogo do pano
Será feita duas linhas paralelas no chão aproximadamente cinco metros de distância. Divide-se a turma em duas equipes, posicionando cada equipe uma ao lado da outra, atrás da linha marcada no chão. Numeram-se os alunos de modo que o número 1 de uma equipe fique em frente ao número 1 da outra equipe e assim por diante. Faz-se um X no chão entre as duas linhas, mais ou menos dois metros e meio de cada linha. Sobre este X será colocado dois panos amarrados separadamente. Ao comando do professor, que dirá um número, os alunos correspondentes deverão se dirigir até os panos, cada representante deverá pegar um pano e desamarrar o mais rápido possível, e levar o pano até um ponto determinado pelo professor, quem chegar primeiro marcará um ponto para sua equipe. Ganha a equipe que marcar o maior número de pontos.

Síntese integradora:
Volta a calma - Não vale repetir:
Esta atividade se inicia por um aluno do grupo, o qual deverá falar um objeto que exista no lugar onde está sendo realizada a brincadeira, o qual todos possam ver. O jogador seguinte escolherá outro objeto, não podendo ser o falado pelo primeiro aluno e assim sucessivamente. Mas tem que prestar muita atenção, pois conforme vai aumentando o número de alunos que falam os objetos, diminuem os a serem falados pelos demais do grupo. Se ninguém se enganar, segue-se outra rodada, até que exista interesse do grupo. Fica a critério do professor ou condutor da brincadeira, se os que repetirem os objetos sejam ou não eliminados. Ganha o ultimo que ficar. A brincadeira é motivante, lembrando que pode ser realizada em dia de chuva em sala de aula.

Recursos:
Giz, bolas de papel, bolas de plástico, panos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário