quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PLANO DE AULA - ELEMENTOS COMUNS AS LUTAS



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Vivenciar elementos comuns a modalidade lutas, assim como suas regras, questões éticas e de respeito entre participantes.


ASPECTOS

ü  Conceitual:
No ambiente da quadra, experimentar através de atividades diferenciadas os conteúdos comuns a todas as lutas
ü  Procedimental:
Aprendizado de técnicas universais que estão presentes na modalidade lutas, e ações motoras necessárias para a prática.
ü  Atitudinal:
Colocar em prática valores comuns as lutas como respeito ao adversário, ética do esporte, ajuda ao oponente, respeito a vida e preservar integridade física.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:

- relembrar conteúdo dado em aula anterior: contextualização do conteúdo;
- juntamente com o alongamento, conversa breve sobre atitudes que os alunos deverão ter na aula: respeito, obedecer as regras, não agredir o colega e atender primeiramente ao sinal do professor.
- Introdução das atividades a serem trabalhadas em aula:
·         Aquecimento: mãe da rua
·         Atividade de equilíbrio: Galo de briga:;
·         Velocidade de reação: luta de papel
·         Agilidade: rabo de burro;
·         Concentração e agilidade: Roubar a bola;
·         Concentração e força: Dominar o adversário;
·         Volta a calma.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

·         Aquecimento Mãe da rua: os alunos utilizarão as linhas laterais da quadra de vôlei como “pique”, e apenas um deles ficara posicionado entre eles, este será o pegador. Todos devem mudar de lado ao sinal do professor, a brincadeira acaba quando todos forem pegos.
·         Galo de briga: dois a dois, agachados e com as mãos posicionadas nos ombros do colega adversário. Um aluno tenta derrubar o outro, quem encostar qualquer parte do corpo no chão que não seja os pés perde.

·         Luta de papel: divididos em duplas, cada um com uma folha de papel enrolada os alunos deverão “atacar” seu oponente tentando toca-lo em qualquer parte do corpo, evitando ser tocado.

·         Rabo de burro: Ainda em duplas com a mesma folha de papel utilizada na atividade anterior, os alunos devem fixa-la na altura da cintura atrás do corpo como se fosse uma calda, feito isso, deverá ao sinal do professor, retirar a calda do seu parceiro evitando que ele faça o mesmo.

·         Roubar a bola: os alunos  devem estar sentados de costas um para o outro e com uma bola entre as costas dos dois. Ao comando do professor o aluno deve virar-se e agarrar a bola não deixando o adversário pegar,  caso isso aconteça o mesmo que perdeu a bola deve tentar recuperá-la não podendo ficar em pé. Essa atividade é classificada como domínio e de distância curta.
·         Dominar o adversário: Em duplas, os mesmos devem estar sentados de costas um para o outro, ao comando do professor os alunos devem se virar e tentam derrubar o adversário para que o mesmo encoste qualquer parte do corpo no chão que não seja os pés.
·         Volta acalma: em circulo, sentados na quadra, os alunos realizaram seus comentários sobre a aula e em seguida será cantada algumas musicas da capoeira, tema da aula seguinte.


RECURSOS

- folhas de papel;
- tatame;
- bolas.

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado de acordo com a sua participação e desempenho nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário