HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Vivenciar
elementos comuns a modalidade lutas, assim como suas regras, questões éticas e
de respeito entre participantes.
ASPECTOS
ü Conceitual:
No
ambiente da quadra, experimentar através de atividades diferenciadas os
conteúdos comuns a todas as lutas
ü Procedimental:
Aprendizado
de técnicas universais que estão presentes na modalidade lutas, e ações motoras
necessárias para a prática.
ü Atitudinal:
Colocar
em prática valores comuns as lutas como respeito ao adversário, ética do
esporte, ajuda ao oponente, respeito a vida e preservar integridade física.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
-
relembrar conteúdo dado em aula anterior: contextualização do conteúdo;
-
juntamente com o alongamento, conversa breve sobre atitudes que os alunos
deverão ter na aula: respeito, obedecer as regras, não agredir o colega e
atender primeiramente ao sinal do professor.
-
Introdução das atividades a serem trabalhadas em aula:
·
Aquecimento:
mãe da rua
·
Atividade
de equilíbrio: Galo de briga:;
·
Velocidade
de reação: luta de papel
·
Agilidade:
rabo de burro;
·
Concentração
e agilidade: Roubar a bola;
·
Concentração
e força: Dominar o adversário;
·
Volta
a calma.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
·
Aquecimento Mãe da rua: os alunos utilizarão as linhas
laterais da quadra de vôlei como “pique”, e apenas um deles ficara posicionado
entre eles, este será o pegador. Todos devem mudar de lado ao sinal do
professor, a brincadeira acaba quando todos forem pegos.
·
Galo de briga: dois a dois, agachados e com as mãos
posicionadas nos ombros do colega adversário. Um aluno tenta derrubar o outro,
quem encostar qualquer parte do corpo no chão que não seja os pés perde.
·
Luta de papel: divididos em duplas, cada um com uma folha de papel enrolada os
alunos deverão “atacar” seu oponente tentando toca-lo em qualquer parte do
corpo, evitando ser tocado.
·
Rabo de burro: Ainda em duplas com a mesma folha de
papel utilizada na atividade anterior, os alunos devem fixa-la na altura da
cintura atrás do corpo como se fosse uma calda, feito isso, deverá ao sinal do
professor, retirar a calda do seu parceiro evitando que ele faça o mesmo.
·
Roubar a bola: os alunos devem estar sentados de costas um para o
outro e com uma bola entre as costas dos dois. Ao comando do professor o aluno
deve virar-se e agarrar a bola não deixando o adversário pegar, caso isso aconteça o mesmo que perdeu a bola
deve tentar recuperá-la não podendo ficar em pé. Essa atividade é classificada
como domínio e de distância curta.
·
Dominar o adversário: Em duplas, os mesmos devem estar
sentados de costas um para o outro, ao comando do professor os alunos devem se
virar e tentam derrubar o adversário para que o mesmo encoste qualquer parte do
corpo no chão que não seja os pés.
·
Volta acalma: em circulo, sentados na quadra, os
alunos realizaram seus comentários sobre a aula e em seguida será cantada
algumas musicas da capoeira, tema da aula seguinte.
RECURSOS
-
folhas de papel;
-
tatame;
-
bolas.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de acordo com
a sua participação e desempenho nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário