Disciplina:
Educação física
Conteúdos: Atletismo
e brincadeiras.
Objetivos:
·
Entender as atividades em
grupo e o respeito às diferenças;
·
Aprender a se organizar
através de brincadeiras e jogos;
·
Vivenciar práticas de
atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
· Desenvolver movimentos
que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes
situações, deslocar-se de várias maneiras.
Desenvolvimento:
Aquecimento:
PACMAN
Pega-pega na quadra,
porém só é permitido andar por cima das linhas da quadra. O "pacman"
(pegador) também deverá andar apenas pelas linhas. Quem for pego, deverá sentar
no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, mas
NÃO para o "pacman", ou seja, o pegador pode pular as pessoas que
foram pegas por ele e estão sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular
esses obstáculos. Quem for o último a ser pego será o vencedor.
Duro e mole
Crianças dispersas, à vontade em uma
determinada área, sendo perseguidas por um pegador. O pegador ao tocar qualquer
uma, grita: “Dura”, e a criança fica imóvel. Outro companheiro pode salva-la,
tocando-a e gritando: “Mole”. O pegador só vencerá a brincadeira se deixar
todos os participantes duros.
Leva e trás
Jogam duas equipes.
Cada equipe ficará dentro de um campo circular e terá um líder inicial. Cada
líder inicial deverá ficar sozinho em um grande campo distanciado dos outros
campos por um espaço. No "Já" do mestre, os líderes iniciais sairão
do seu campo e deverão correr, em direção ao campo da sua equipe, da onde irá
tirar uma pessoa e, segurando ela pelas mãos, a levará para o seu campo. Essa
pessoa, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Voltar ao campo da equipe e buscar
mais uma, que fará a mesma coisa. A equipe que se completar primeiro, vence.
Passa a Bola:
Divididas em igual
número, os alunos formam duas colunas. Ao primeiro jogador de cada coluna
entrega-se uma bola. Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo
passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou
fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo.
Quando chegar ao último jogador, ele segura a bola, sai correndo e vai ocupar o
lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.
Balança mas não cai
Pendurar alvos no travessão na trave
de futebol, arcos, garrafas, bolas ou uma tabela de basquete para que
arremessem em trios, duplas, equipes e individualmente somando os pontos.
Volta Calma - O Cesto de Frutas: O professor leva os alunos para o pátio e
coloca-os em círculo, assentados. Cada um escolhe uma fruta que quer
representar. No centro do círculo, o professor coloca um aluno em pé.
O professor dá um sinal para iniciar,
e o aluno do centro pergunta em voz bem alta:
- Passou por aqui um fruteiro que
levava no cesto, banana e laranja.
Os alunos que têm os nomes dessas
frutas trocam rapidamente de lugar, um com o outro.
Nesse momento, aluno do centro tenta
ocupar um dos lugares vagos.
Se o aluno do centro conseguir pegar
o lugar vago, o dono do lugar passa a dirigir a brincadeira.
Ao invés de falar o nome das duas
frutas, poderá dizer:
- O cesto virou!
Nesse caso, todos os alunos mudam de
lugar.
Recursos:
Bola, uma quadra ou pátio
grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário