Série:
Educação infantil
Unidade:
Recreação
Tema: Movimento
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Vivenciar diferentes tipos de deslocamentos
imitando animais.
·
Desenvolver a coordenação motora fina.
·
Desenvolver a coordenação óculo-manual.
FESTA INFANTIL
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
|
Brinquedo cantado serpente
Bola de jornal
Imitando animais
Vamos passear
|
Atividade com música: História da serpente: As crianças deverão
permanecer sentadas no chão. O professor deverá iniciar a brincadeira sendo a
serpente. Enquanto cantam a música abaixo, o professor chama uma criança de
cada vez para engatar na serpente formando seu rabo (em forma de trenzinho).
A brincadeira continua até que todas as crianças tenham formado o rabo.
Música:- Essa é a história da serpente; - Que desceu do morro;
- Para procurar os pedaços do seu rabo; -
Você também (aponta para uma criança)
- Você também (aponta para uma criança); -
É um pedaço do meu rabão.
* Atividade com música: Bate na mão: As
crianças deverão permanecer sentadas em circulo, voltadas para o centro ou em
pé. Cantando a música e realizando os gestos.
Música: Bate na mão; bate no chão; bate na
mão; põe a mão no cabeção.
Obs: Poderá substituir o cabeção por pesão,
pernão, dedão e demais partes do corpo.
Bolinha de jornal: Antes
de confeccionar a bola, as crianças poderão observar as figuras, rasgar as
folhas, amassar... Depois de explorado o material a criança deverá juntar o
jornal e formar uma bola. Para fixar melhor o professor deverá passar uma
fita. Com a bola as crianças poderão desenvolver varias atividades, como:
rolar para o amigo, jogar com uma mão e pegar com a outra, chutar,
arremessar, etc.
Alunos espalhados pelo espaço. Dá o sinal do professor, a criança
deverá imitar um animal. Exemplo: cobra ( rastejar), gato (andar de quatro e
miar), cachorro (andar de quatro e latir). Todos param a um novo sinal do
professor. Repete-se varias vezes a brincadeira, mudando de
animal.
As crianças deverão andar livremente pela quadra e/ou formar uma
fila, na medida que a fila for andando, as crianças repetem cada frase
(abaixo) proposta pelo professor: -Vamos passear?; -Então vamos lá!; -Pra
cima não dá (repete); -Pra baixo não dá (repete); -Vamos passear?; -Então
vamos lá!; -Olha o túneo (todos se abaixam). O professor lançará outras
situações, como a ponte, o rio, buraco, etc.
|
AVALIAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário