ATIVIDADES
1
– A Galinha Cega
Material:
Venda para os olhos.
Disposição:
Todos em círculo dando as mãos, menos um, que representará
a galinha cega.
a galinha cega.
Desenvolvimento:
No centro do círculo se colocará um participante vendado: a galinha cega. Depois de dar três voltas
sobre si mesma, se dirigirá a qualquer
pessoa do círculo e apalpará seu rosto para tentar reconhece-la. Se conseguir, troca de lugar com ela.
Objetivos:
*
Percepção tátil;
*
Percepção dos outros;
*
Vivenciar uma atividade sem utilizar a visão.
SOLER
(2003, p. 78)
2
– A Ordem das Idades
Material:
Nenhum.
Disposição:
Todos em fila.
Desenvolvimento:
O compromisso é não falar mentiras durante o jogo e só se podem usar gestos. O objetivo do grupo é ordenar
por data de nascimento, da maior para
a menor, porém, sem falar. Ganhará o grupo quando
estiver todo em ordem. Aí sim, pode se falar.
Objetivos:
*
Conhecer o grupo;
*
Estimular a cooperação;
*
Realizar uma atividade sem falar, aprendendo a observar.
SOLER (2003, p.78)
3
– Espiral
Material:
Música tocada num aparelho de cd.
Disposição:
Em círculo, todos de mãos dadas.
Desenvolvimento:
O facilitador solta sua mão esquerda e começa a caminhar para a esquerda dentro do círculo. Os outros,
sempre de mãos dadas, seguem-no, pouco a
pouco formando uma espiral humana, que fica cada vez mais apertada. Essa espiral chega a um ponto
em que todos estão tão apertados, que
não podem continuar mais. Então o facilitador pode dar a volta e dirigir o grupo para fora, terminando
no círculo grande original. Durante o jogo
o grupo pode cantar ou escutar uma canção, enquanto
sente a energia coletiva.
Objetivos:
*
Aproximar o grupo;
*
Descontrair.
BROWN (1994, p. 71)
4
- Eu Gosto de Você Porque...
Material:
Papel e canetas.
Disposição: Todos sentados em um
grande círculo.
Desenvolvimento: O Facilitador
pedirá a cada um dos participantes que escrevam
seus nomes num pedaço de papel, e, à medida que eles dão voltas no círculo, cada um pensa numa coisa que
gosta sobre cada pessoa e
escreve aquilo no pedaço de papel, embaixo do nome da pessoa. Quando todos terminarem, cada um recebe de volta o
seu papel e pode conhecer
o que o grupo pensa sobre ele.
Objetivos:
* Estimular a cooperação;
* Conhecer o grupo;
* Propiciar a relação
interpessoal.
SOLER
(2003, p. 77)
5
– Permita Me Conhecer
Material:
Vendas para os olhos.
Disposição:
Número par de participantes, formando dois círculos concêntricos (um voltado para o outro). Desenvolvimento: Girar os círculos em direções
opostas, e quando o facilitador bater palmas,
os círculos devem parar, segurar as mãos da primeira pessoa à sua frente, e ir descobrindo como é
esta pessoa. Com o passar do tempo, o
facilitador poderá ir ampliando para trios, quartetos, etc.
Objetivos:
*
Conhecer o grupo;
*
Estimular a cooperação;
*
Vivenciar uma atividade sem a visão.
SOLER (2003, p. 79)
6
– Pessoa pra Pessoa
Material:
Nenhum
Disposição:
Espaço aberto, compatível com o número de participantes e livres de obstáculos.
Desenvolvimento:
Inicia-se incentivando as pessoas a caminhar livre e criativamente pelo ambiente (andar com passo de
gigante, de formiguinha, andar como se o chão tivesse pegando
fogo, com um tique nervoso, etc.). Depois de alguns poucos minutos,
fala se em voz bem alta, duas partes do corpo ( mão na testa, dedo no nariz,
orelha com orelha, cotovelo na barriga, etc.). A este estímulo, todos
deverão formar uma dupla e tocar, um no outro, as partes faladas pelo
Focalizador, o mais rápido possível! Por exemplo: - “Mão na testa”. Cada
pessoa deverá encontrar um par e tocar sua mão na testa do outro e
vice-versa. Quando todos estiverem em duplas tocando as partes faladas,
o Focalizador reinicia o processo, propondo a caminhada livre e
criativa... Após 2 ou 3 dessas combinações o Focalizador pode dizer em voz
alta o nome do jogo: “Pessoa pra pessoa”. Nesse momento, todos –
inclusive o Focalizador – devem formar uma nova dupla e abraçar um ao outro,
bem agarradinho para garantir o encontro.
Objetivos:
* Despertar a atenção e tempo de
reação;
* Diminuir a distância entre as
pessoas e promover o com-tato;
* Desfazer preconceitos e
incentivar a criatividade;
BROTTO
(2001, p.131)
7
– Salve-se Com Um Abraço
Material:
Bexigas
Disposição:
O facilitador explica que este é um jogo de pega-pega, onde o objetivo é que todos se salvem. O pegador com uma
bexiga, tenta tocar o peito de alguém, se
conseguir ele passa a bexiga e invertem-se os papéis. Para não serem pegos, os participantes têm que se
abraçar aos pares, encostando o peito um no
outro, salvando-se mutuamente. Conforme a dinâmica
do grupo, pode-se ter mais que um pegador, maior número de bexigas e propor abraços em trios e/ou em grupos
maiores.
Objetivos:
*
Estimular a cooperação;
* Propiciar a relação
interpessoal;
* Permitir uma maior aproximação
do grupo.
BROTTO
(2003, p. 93)
8 – Confraternização dos Bichinhos
Material: Vendas para os olhos.
Disposição: Todos à vontade, pelo
espaço destinado para o grupo.
Desenvolvimento: Formamos uma
grande roda e numeramos, de 01 à 04, todos os participantes
(a quantidade dos números varia de acordo com o tamanho do grupo). Pedimos a um representante de
cada número que escolha
uma espécie de BICHINHO para caracterizar o seu respectivogrupo. Por exemplo: O
representante do número (1) escolhe
ser “carneiro”, o representante do
número (2), escolhe ser “gato”, o do número
(3), “boi” e o do número (4), “pato”. A partir desse momento,
todos os números (1) serão “carneiros”, os números (2) serão “gatos”, os
números (3) serão “bois” e os números (4), “patos”. O objetivo deste jogo
é conseguir reunir todos os BICHINHOS da mesma espécie (gatos com
gatos, patos com patos, etc.). Todos são BICHINHOS e devem se expressar
de acordo com as características de cada espécie. Após cada “espécie” ter
se manifestado o facilitador pede pra que todos coloquem a venda nos
olhos e partam imitando sua espécie à procura de seus companheiros e ao
se encontrarem abraçam-se até que cada espécie tenha reencontrado
todos os seus membros.
todos os números (1) serão “carneiros”, os números (2) serão “gatos”, os
números (3) serão “bois” e os números (4), “patos”. O objetivo deste jogo
é conseguir reunir todos os BICHINHOS da mesma espécie (gatos com
gatos, patos com patos, etc.). Todos são BICHINHOS e devem se expressar
de acordo com as características de cada espécie. Após cada “espécie” ter
se manifestado o facilitador pede pra que todos coloquem a venda nos
olhos e partam imitando sua espécie à procura de seus companheiros e ao
se encontrarem abraçam-se até que cada espécie tenha reencontrado
todos os seus membros.
Objetivos:
* Reunir grupos;
* Propiciar a relação
interpessoal;
* Permitir uma maior aproximação
do grupo.
BROTTO (2003, p.103)
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental
é cooperar. 7 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2003.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos
cooperativos: O jogo e o esporte como um
exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
exercício de convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001
BROWN, Guilhermo. Jogos
Cooperativos: teoria e prática. Trad. Rui Bender. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994.
SOLER, Reinaldo. Jogos
Cooperativos. Rio de Janeiro: 2 ed. Sprint, 2003.
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