Tema: Lutas.
Conteúdo: Esgrima
Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através
dos jogos de oposição.
Material: Jornal, fita adesiva, papelão, tinta
guache não tóxica de várias cores e barbante.
Metodologia:
Parte inicial (15 minutos): O professor irá fazer a explanação da
atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que e
como será atividade.
Atividade 1
Apresentar as fotografias abaixo e
perguntar:
01 -
02 -
03 -
“Alguém sabe o que essas pessoas estão
fazendo?”, “Como se chama essa luta?”, “Alguém já viu essa luta? Onde?” Após
essa aproximação, explicar que a esgrima é um esporte que evoluiu de uma antiga
forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao
mesmo tempo em que se evita ser tocado por ele. Apresentar, em seguida os tipos
de esgrima existentes através das fotos explicando suas regras, os aspectos de
segurança e o material utilizado (faz-se necessário adaptar a linguagem e o
conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma).
Florete
Espada
Sabre
Parte principal 1( 40 minutos):
Atividade 2
Propor à turma a construção de um
florete e o colete para a esgrima. Com o jornal e a fita adesiva faz-se o
florete da seguinte maneira:
1. enrole o jornal para que ele tome uma
forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e
prenda-o com fita adesiva.
2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça
a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva.
3. Enrole o papelão em volta do tronco
do aluno e prenda-o com barbante.
Parte principal 2( 35 minutos):
Atividade 3
Um festival será organizado com os
alunos devidamente “armados” com o material criado na atividade anterior. Em um
banco sueco com colchões ao seu arredor, dois alunos se enfrentarão com o
objetivo de tocar com a “espada” (agora com a ponta molhada com tinta guache) o
tronco do seu oponente. Ganha aquele que conseguir manchar três vezes o papelão
do companheiro. A dinâmica poderá ser realizada através de desafios onde, de
maneira organizada, os alunos escolherão os seus adversários.
Parte final (10
minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao
próximo, além das regras de combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário