1º Ciclo
3ºano - Habilidades e
Competências:
-
Criar movimentos corporais, utilizando ou não diversos materiais.
CONTEÚDO:
Brincadeiras e Jogos
*
Participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não
discriminando os colegas;
Aspectos
Conceituais:
*
Compreensão das brincadeiras e criação de estratégias;
Aspectos
Procedimentais:
*
Execução das atividades através de capacidades globais e específicas;
Aspectos
Atitudinais:
*Valorização
do trabalho em dupla, respeito e auxílio;
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
-
Apresentação das professoras em sala de aula;
-
Apresentação dos alunos em sala;
-
Explicação das atividades a serem realizadas em quadra;
-
Explicação das regras das atividades;
-
Acordos e Combinados sobre as atividades que serão realizadas;
-
Limão na Colher;
-
Andando e Pulando com o Saco Preto;
-
Cabra Cega com Arco;
-
Pega-Pega em Dupla com Arcos;
-
Bola e limão no TNT;
-
Circuito (limão na colher, arcos, corda, cones);
-
Possível futsal com regras;
-
Avaliação em sala, desenhando no papel.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Para o início da aula, ainda em sala, as
professoras se apresentarão e os alunos também. Haverá uma breve apresentação e
explicação das brincadeiras que serão executadas, as professoras explicarão as
regras gerais. Será discutida a possibilidade de jogar futsal, caso sejam
equipes mistas onde somente as meninas poderão executar chutes ao gol;
- Em seguida os alunos descerão para a quadra,
serão entregues uma colher e um limão para cada. Os alunos irão equilibrar o
limão na colher em uma área da quadra. Depois, os alunos formarão 6 filas,
sendo 3 do lado direito e 3 do lado esquerdo e terão que caminhar com o cabo da
colher na boca equilibrando o limão na colher até chegar ao colega do outro
lado passando o limão para a colher deste, que terá que fazer o mesmo trajeto
até o aluno da outra fila.
- Será entregue um saco
para cada aluno. O aluno andará pela quadra com o saco nas pernas, e depois
saltará. Em seguida, terão cones pelos quais eles terão que fazer ziguezague.
Depois será feita uma disputa.
- Agora, um aluno será
escolhido para ser a ‘cabra cega’. O restante da turma ficará dentro dos arcos
que serão colocados na quadra para delimitar o espaço da brincadeira. Quando
for dado o sinal, os alunos terão que trocar de arco e a ‘cabra cega’ terá a
oportunidade de pegar alguém para ser a nova ‘cabra cega’. Lembrando que quando
a ‘cabra cega’ pegar alguém terá que adivinhar quem é a pessoa que ela pegou.
- O próximo passo será
o pega-pega com arcos. Os alunos formarão duplas e darão as mãos. Um dos alunos
da dupla estará girando um arco com uma das mãos. Haverá uma dupla pegadora que
também terá um arco. A dupla terá que correr do pegador sem parar de girar o
arco. O “pique” será quando as duplas formarem quartetos e ficarem de mãos
dadas. O “pique” poderá durar até 6 segundos.
- Chegou a hora do
Circuito: este é formado por uma corda, onde os alunos deverão de equilibrar
tendo uma bola na mão jogando um para o outro. Depois haverá arcos, onde eles
terão que pisar dentro destes, cada um com um pé. Em seguida, farão ziguezague
pelos cones batendo uma bola. Por último terão que jogar um arco e tentar
acertar o cone, deixando o cone dentro do arco.
- Em duplas, cada uma
com um TNT e um limão, segurando nas pontas do TNT, terão que lançar o limão
para o alto. Depois formarão um círculo e os limões serão substituídos por
bolas de borracha. Agora as duplas terão que lançar a bola para a dupla ao
lado.
- Caso os alunos
aceitem as regras impostas no início da aula, eles terão 10 minutos de futsal.
- Após a realização
destas atividades, os alunos irão para a sala e desenharão sobre o que gostaram
de fazer na aula.
RECURSOS: Arcos, corda, limões, cones, TNT, bolas de
borracha, colheres de plástico, sacos de lixo, bola de futsal.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas
atividades propostas e também através dos desenhos feitos em sala no final da
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário