Tema: Lutas.
Conteúdo: Sumô e cabo de guerra humano.
Objetivo Geral: Estimular o respeito ao próximo, através
dos jogos de oposição.
Material: Giz ou fita.
Metodologia:
Parte
inicial (10 minutos):
O professor irá fazer a explanação da
atividade que será desenvolvida na aula, mostrando o por que e
como será atividade.
Parte principal (30
minutos):
Sumô
Será marcado no chão da quadra ou pátio um quadrado contando 6 metros de
cada lado, serão escolhidos dois alunos, o objetivo é tirar o colega pra fora
de uma das linhas usando apenas o braço empurrando nos ombros somente. Vence
quem tiras o colega duas vezes pra fora das linhas.
Sumô com travesseiro
Cabo de guerra humano
Dois contra dois sobre a linha divisória da quadra, um dos alunos
segurará no ombro ou no quadra do colega tentando puxá-lo para trás, os
adversários ficarão de mãos dadas, quem soltar perde. O objetivo do jogo é
trazer os adversários para o seu lado da quadra.
O dono da arena
Traça-se no chão uma circunferência de 6 a 8 metros de diâmetro. No centro do círculo
ficam todos os alunos, de braços cruzados sobre o peito, apoiando-se somente nos
pés.
Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um ao outro com os
ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar na linha. Será
vencedor o aluno que permanecer no círculo por último.
O dono da arena
Traça-se no chão uma circunferência de 2 a 3 metros de diâmetro.
No centro do círculo ficam dois jogadores, de braços cruzados sobre o peito,
apoiando-se somente em um dos pés, pois que, flexionando o joelho, o outro
permanecerá levantado.
Desenvolvimento: Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um
ao outro com os ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar
na linha.
Vitória: Será daquele que realizar primeiro o objetivo do jogo.
Parte final (10
minutos): Avaliação da aula, e o que aprenderam sobre respeito e segurança ao
próximo, além de respeito às regras de combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário