Tema:
Brincadeiras.
Conteúdo:
Brinquedos cantados.
Objetivos Gerais:
Atividades que trabalham o ritmo e coordenação motora geral através de músicas
que movimentam o corpo.
Objetivos específicos:
Atenção, orientação espacial, estimulação do raciocínio verbal, equilíbrio, expressão
corporal, esquema corporal, coordenação motora geral, coordenação motora fina, socialização, lateralidade, raciocínio lógico,
percepção visomotora e agilidade.
Material:
Nenhum.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos):
Professor fará um breve sondagem das músicas que os alunos conhecem, e alguns
alunos cantarão algumas.
Parte principal (30 minutos):
Joãozinho e seus martelos
Alunos em círculo, de pé, os alunos
começam a cantar e mobilizar os membros superiores, inferiores, cabeça e
“bumbum”, como se fossem martelos.
Música: “joãozinho bate com um
martelo,
joãozinho bate com um martelo,
joãozinho bate com um martelo,
e agora bate com dois...”
(e três, quatro... Até chegar ao fim).
Laranja da china
Alunos dispostos em círculo,
esperando, após cantar o refrão, o comando do professor (de pé), após cantar a música e dar o sinal, os alunos
devem procurar parceiros para encostar as partes do corpo, citadas pelo professor,
como se fosse um “imã”.
“Laranja da China (três palmas)
Vou tranformar (três palmas)
Vocês em...
IMÔ (todos respondem).
(e o professor dita as partes do corpo
que devem ser tocadas).
Dança do cumprimento
Alunos dispostos em dois círculos
posicionados um dentro do outro, com os círculos de frente um para o outro, de
pé, conforme dita a música, os alunos dos círculos tocam as mãos, se abraçam,
girando, cumprimentando-se e dão um passo à sua direita ou esquerda, conforme
for combinado.
“Um, dois...
um, dois, três...
um, dois, três...
um, dois, três...
gira, gira, uma vez,
cumprimenta e passa a vez”.
Meus dedinhos
Assentados em círculo com as mãos
para trás, ao cantar a música, os alunos colocam os dedos à mostra, tocando-os
conforme predispõe a letra.
Música: “dedos mínimos,
dedos mínimos,
onde estão, onde estão,
cá estão, cá estão,
eles se saúdam, eles se saúdam,
e se vão”.
(e assim com todos os outros dedos).
Sapo não lava o pé
Alunos de pé ou sentados em
círculo, desenvolvimento: conforme a música é cantada, são feitos movimentos
que procuram interpretar as ações do sapo. Ao repetir a letra, todas as vogais
são trocadas (por a, e, i, o e u em todas as palavras).
→ música: “sapo não lava o pé,
não lava porque não quer,
ele mora lá na lagoa,
não lava o pé,
não lava o pé porque não quer”.
Parte final (10 minutos):
Os alunos comentarão quais brinquedos cantados que mais gostaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário