Tema:
Brincadeiras variadas.
Conteúdo:
Atividades com sapatos.
Objetivos Gerais:
Trabalhar atividades relacionadas a educação especial.
Objetivos específicos:
Atenção, coordenação motora geral, orientação espacial, socialização,
lateralidade e agilidade.
Material:
Sapatos ou sandálias dos alunos e um cone.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Explicar as atividades que serão executadas e
falar sobre como será executada a atividade sem a visão.
Parte principal (30 minutos):
Corrida de Sapatos
Formam-se duas equipes, que são
dispostas em fileira. Um cone separa um time do outro. Os jogadores tiram os
calçados, que são recolhidos, embaralhados e amontoados a uma distância de uns
dez metros. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair pulando com o pé
esquerdo, até encontrarem seus dois pés de calçado, calçando-os seguida. Feito
isso, voltam ao ponto de partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que
calçarem trocados, ou não o calçarem direito, tem que calçar novamente, pois só
vale retornar quando não se tiver qualquer ajuste para ser feito. Cada jogador
que retornar à linha de partida marcará um ponto para a equipe. Ganhará a
equipe que marcar o maior número de pontos.
Pode interferir no grau de
dificuldade dependendo do desenvolvimento do aluno e/ou integração da classe,
como por exemplo:
Atividade 2
Amarrar os cadarços dos calçados
iguais e depois amarrar os cadarços dos calçados diferentes (calçados
trocados);
Atividade 3
Entrelaçar os pares de calçados
dando um nó em seguida;
Atividade 4
Fazer com que os alunos procurem
seus respectivos pares de calçados em dupla (juntos dois à dois);
Atividade 5
Fazer com que os alunos procurem,
em dupla, os respectivos pares, mas com apenas um integrante enxergando, o
outro vendado;
Atividade 6
Fazer com que os alunos procurem,
em dupla, um vendado procurando e o outro apenas no comando de voz;
Atividade 7
Aumentar o número de alunos, ao
invés de ser apenas duplas, fazer grupos, dependendo do número de alunos na
sala, com um, ou dois alunos vendados procurando sob o comando de outros dois
ou três.
Parte final (10 minutos): Conversar com os alunos sobre as dificuldades
e o que mais gostaram nessas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário