quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Ensino fundamental I - Brincadeiras - Corrida dos sapatos


Tema: Brincadeiras variadas.

Conteúdo: Atividades com sapatos.

Objetivos Gerais: Trabalhar atividades relacionadas a educação especial.
Objetivos específicos: Atenção, coordenação motora geral, orientação espacial, socialização, lateralidade e agilidade.

Material: Sapatos ou sandálias dos alunos e um cone.

Metodologia:

Parte inicial (10 minutos):  Explicar as atividades que serão executadas e falar sobre como será executada a atividade sem a visão.

Parte principal (30 minutos): 
Corrida de Sapatos
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Um cone separa um time do outro. Os jogadores tiram os calçados, que são recolhidos, embaralhados e amontoados a uma distância de uns dez metros. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus dois pés de calçado, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que calçarem trocados, ou não o calçarem direito, tem que calçar novamente, pois só vale retornar quando não se tiver qualquer ajuste para ser feito. Cada jogador que retornar à linha de partida marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.
Pode interferir no grau de dificuldade dependendo do desenvolvimento do aluno e/ou integração da classe, como por exemplo:
 Atividade 2
Amarrar os cadarços dos calçados iguais e depois amarrar os cadarços dos calçados diferentes (calçados trocados);
 Atividade 3
Entrelaçar os pares de calçados dando um nó em seguida;
 Atividade 4
Fazer com que os alunos procurem seus respectivos pares de calçados em dupla (juntos dois à dois);
 Atividade 5
Fazer com que os alunos procurem, em dupla, os respectivos pares, mas com apenas um integrante enxergando, o outro vendado;
 Atividade 6
Fazer com que os alunos procurem, em dupla, um vendado procurando e o outro apenas no comando de voz;
 Atividade 7
Aumentar o número de alunos, ao invés de ser apenas duplas, fazer grupos, dependendo do número de alunos na sala, com um, ou dois alunos vendados procurando sob o comando de outros dois ou três.

Parte final (10 minutos):  Conversar com os alunos sobre as dificuldades e o que mais gostaram nessas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário