quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Ensino fundamental I - Atletismo - Arremesso de peso e disco


Data:

Tema: Atletismo.


Conteúdo: Arremessos de peso e disco.


Objetivo Geral: Ensinar o atletismo de forma lúdica e cooperativa.

Objetivos específicos: Atenção, concentração, cooperação, socialização, coordenação motora geral, agilidade, velocidade, lateralidade e noção espacial.


Material: Bola de tênis, areia, papelão, fita tipo crepe, giz e bolinhas de peso confeccionadas.

Metodologia:

Parte inicial (20 minutos):


Lançamento de Disco. http://www.tudoaver.com.br/fotos/25-01-2010-06-18-27.jpg (Acessado em 09/06/2010) 



No momento em que as imagens forem exibidas, destaque alguns movimentos básicos do arremesso e do lançamento, tais como: o giro, as diferentes formas de pegar no peso e no disco, o espaço destinado para o arremesso e para o lançamento, dentre outros aspectos. Nesse momento, é importante que o(a) professor(a) faça perguntas relacionadas ao esporte, podendo abordar questões de gênero, regras, histórias da modalidade e curiosidades.
Curiosidades:
Arremesso de peso:
  • A bola oficial masculina pesa 7,26 kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo. Possui cerca de 12 cm de diâmetro;
  • Na categoria feminina pesa 4 kg exatos, sendo esta um pouco menor;
  • O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135 m (7 pés) para se locomover.  
 Lançamento de disco:
  • O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm.
  • Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg.
  • Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.   


Parte principal (60 minutos):

Construindo o peso
Recursos: Bola de tênis, areia e fita tipo crepe.
Obs.: Professor(a), na aula anterior, peça para que cada aluno traga uma bolinha de tênis que possa ser utilizada para colocar areia dentro. Oriente-os para que façam um corte de 4 cm na bola. Se possível leve um modelo para que entendam melhor seu pedido.
Descrição: Nesta atividade, conduza os(as) alunos(as) até o espaço onde a aula se desenvolverá. Peça para os(as) alunos(as) encherem as bolas de tênis com areia. Depois eles deverão passar a fita crepe em volta da bolinha para que a areia não escape. A bola para o arremesso já está pronta.
Arremessando o peso
Recursos: Giz e bolinhas de peso confeccionadas.
Descrição: Em um espaço aberto, divida a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos cada). Cada grupo irá construir com o auxílio do giz um círculo de aproximadamente 2m de diâmetro (aproximadamente 12 passos).


Em um primeiro momento os alunos arremessarão o peso tendo como referência as imagens apresentados na atividade 1. O Objetivo é que arremessem a bola o mais longe possível. Já no segundo momento, explore as técnicas do movimento do arremesso de peso, explicando aos alunos as principais fases do movimento, tal como demonstra a figura abaixo. Para melhor ilustrar as fases do movimento, o(a) professor(a) poderá imprimir em papel A3 a figura e deixar que os grupos analisem e tentem executar o movimento.


Arremesso de Peso. Fonte: http://www.cdof.com.br/gifs/atletism_arr1.gif (Acessado em 09/06/2010) 

Lançando o Disco
Recursos: Papelão e fita tipo crepe.
Obs.: Professor(a), na aula anterior peça para que cada aluno corte em casa duas folhas de papelão em forma circular, cujo o diâmetro tenha aproximadamente 20 cm.   
Descrição: Nesta atividade, peça aos alunos que colem um círculo sobre o outro e passem fita crepe do lado, para não soltar. Os discos já estão prontos. No mesmo espaço da atividade anterior, os alunos irão lançar os discos da maneira como desejarem. Posteriormente, demonstre aos alunos as fases do movimento do lançamento. Os (as) alunos(as) devem segurar o disco plano contra os dedos da mão (ver figura abaixo) e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço.


Lançamento de disco. Fonte: http://amadeo.blog.com/repository/247280/895573.jpg (Acessado em 09/06/2010) 

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A atividade poderá ser ampliada com visita a algum clube que tenha os materiais oficiais, como o peso e o disco ou até mesmo uma “gaiola” de proteção.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2, 3 e 4 os(as) alunos(as) podem fazer arremessos e lançamentos para o colega.
Quanto ao Material: Na atividade 4, o(a) professor(a) poderá substituir os discos de papelão por CDs velhos.


Parte final (10 minutos): Falar sobre a corrida de resistência, na qual eles acabaram de participar.


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