Tema:
Brincadeiras.
Conteúdo:
Brinquedos cantados.
Objetivos Gerais:
Atividades que trabalham o ritmo e coordenação motora geral através de músicas
que movimentam o corpo.
Objetivos específicos:
Atenção, orientação espacial, estimulação do raciocínio verbal, equilíbrio, expressão
corporal, esquema corporal, coordenação motora geral, coordenação motora fina, socialização, lateralidade, raciocínio lógico,
percepção visomotora e agilidade.
Material:
Caixa de fósforos.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos):
Professor fará uma breve sondagem das músicas que os alunos conhecem, e alguns
alunos cantarão algumas.
Parte principal (30 minutos):
O trem do Seu Matias
Em círculo, o professor canta:
_Você conhece Seu Matias o rapaz
que o trem pegou?
E os alunos respondem:
_Não senhor, não conhecemos, mas
queremos conhecer.
Então o professor canta:
_Coitadinho do seu Matias que pegou
uma pneumonia e ficou com o braço assim. Então o professor entorta o braço e os
alunos o seguem.
A cada repetição da música o
professor entorta uma parte do corpo.
A última deve ser a língua para o
jogo ficar mais engraçado.
Panelinha
Esta brincadeira, é uma espécie de
concurso de "sisudez". As crianças se espalham à vontade, e uma, que
é o "mestre", cantarola:
Fon-fin, fon-fá, Panelinha, panelá!
Quem ri e falá, Come tudo quanto há... Fechou a rosca.
Com isso ficam todas em silêncio, e
procurando fazer as caras mais sérias do mundo, até que uma das crianças, não
se aguentando mais, fala ou cai na risada. O "mestre" aponta-lhe um
dedo acusador e grita: - Comeu!
A criança apontada retira-se do
brinquedo, que se repete desde o início, e assim sucessivamente. A última a se
retirar, portanto a que mais tempo se mantém silenciosa, é aclamada vencedora,
e será o "mestre", no caso da repetição.
Panela de pressão
Professor pede que os alunos girem
como a tampa da panela de pressão, rodando e parando com um pé só.
Brinquedo de socialização
Põe a mão na boca, na cabeça, na
orelha e no dedão do pé, dá uma rodadinha 3 pulinhos (da um abraço, faz careta,
faz carinho, cócegas, cumprimente) o seu amiguinho.
Nariz pegador
Material: uma caixa de fósforos.
Formação: participantes em círculo,
sentados ou em pé.
Desenvolvimento: o coordenador
coloca a tampa da caixa de fósforo no nariz de um participante, este, sem tirar
as mãos das costas, deve colocá-la no nariz do seu vizinho, e assim, por
diante. Quem deixa cair a tampa, deverá apanhá-la com o nariz e sem o auxílio
das mãos. Se não o fizer, dá lugar a outro colega.
Finalização: quando todos os
participantes tiverem testado.
Parte final (10 minutos):
Os alunos comentarão quais brinquedos cantados que mais gostaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário