Tema:
Jogos e brincadeiras.
Conteúdo:
Brincadeiras em círculos.
Objetivos Gerais: Trabalhar
jogos em círculo de forma lúdica.
Objetivos específicos:
Atenção, orientação espacial, coordenação motora, socialização, Velocidade de
reação, lateralidade e agilidade.
Material:
Um chinelo.
Metodologia:
Parte inicial (10 minutos): Explicar as atividades que serão executadas a
seguir e dar um exemplo antes de começa-la.
Parte principal (30 minutos):
Círculo veloz
Divide-se a turma em dois círculos
com o mesmo número de alunos sentados e com cada integrante recebendo um número
específico, ao sinal do professor (um número) os alunos correspondentes de cada
círculo levantam-se e dão uma volta no círculo, e sentam-se no mesmo lugar.
Vence a equipe que conseguir realizar a tarefa mais rapidamente.
Corre cotia
Alunos em círculo de cabeça baixa
com olhos fechados, é escolhido um aluno que terá um chinelo em suas mãos, que
deverá sair do círculo enquanto os demais cantam a música:
“Corre cotia, de noite e de dia,
Comendo farinha na casa da tia,
Corre cipó, na casa da vó,
Eu tinha um cachorrinho que chamava
totó,
Ele pula, ele dança numa perna só,
Abrem os olhos”.
Nesse momento o alunos fora do
círculo coloca o chinelo em algum colega, que tentará pegá-lo antes que ele
ocupe o seu lugar, se conseguir pegá-lo ele estará de molho no centro do
círculo.
Corrida dos números
Um círculo único, cada aluno terá
um número, que poderá ser de 1 a 4, quando o professor grita um número, os que
correspondem a esse número correram a sua direita tentando pegar o aluno da sua
frente fugindo do de trás. Se conseguir pegá-lo sairá do jogo.
Parte final (10 minutos): Conversar com os alunos sobre as dificuldades
e o que mais gostaram nessas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário