Tema:
Brincadeiras.
Conteúdo:
Atividades de expressão corporal.
Objetivos Gerais:
Trabalhar atividades com movimentos variados criados pelos alunos.
Objetivos específicos:
Atenção, orientação espacial, coordenação motora geral, criatividade, esquema
corporal, expressão corporal, socialização, lateralidade, percepção visual e
concentração.
Material:
Aparelho de SOM e CDs com músicas variadas.
Metodologia:
Parte inicial (15 minutos):
O professor escolhe um aluno que fará vários movimentos, os demais alunos irão
imitá-lo, ir trocando o aluno que faz os movimentos.
Parte principal (25 minutos):
Marionete à distância
Dividir a turma em duplas. Cada
participante ficará à distância de um metro de seu companheiro fazendo
movimentos como se estivesse manipulando o colega (tipo marionete), que
responderá corporalmente aos “comandos”. Exemplos: levantar os braços; abrir a
boca; numa luta: receber um soco e cair; etc..
Formas de se locomover
Utilizando um CD de músicas
variadas, pedir à turma que se locomova com base no ritmo que está sendo
executado. O professor poderá ainda solicitar que as crianças se locomovam
expressando determinadas palavras tais como cansaço, pressa, preguiça,
elegância, dentre outros.
Improvisação com objetos
Nesta atividade deverão ser
oferecidos à turma materiais variados (chapéus, jornal, cadeira, lenço, etc.).
As crianças deverão construir uma pequena cena utilizando-se destes
objetos.
Experimentando situações cômicas
Combinar com a turma um “desfile”.
Cada participante deverá desfilar em uma passarela pré-estabelecida imitando um
animal, de forma “desengonçada”, imitando algum personagem conhecido, dentre
outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário