Objetivos: Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre a Páscoa. Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
Coelhinho sai da toca
Divididas em trios, duas crianças formam a toca e uma delas fica como o coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem for o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços. E todos os outros trios fazem o mesmo, sobrando apenas uma das crianças, que vai ficar em pé entre as tocas e deve gritar: “Coelho sai da toca!”. Ao fazer isso, todos os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Quem estava no meio, deve pegar alguma das tocas de alguém! Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço. Ela também pode falar “Toca troca de lugar!”. Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.
Quente/Frio de miniovos
Divida as crianças em duas ou mais equipes, dependendo do número. Esconda os miniovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates. Conforme elas forem encontrando, deverão colocar uma cestinha. A equipe que tiver mais será a vencedora. Para não dar briga, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os pequenos.
O salto do coelhinho
Faça duas linhas paralelas usando giz. Você pode começar com uma distância pequena entre as duas, já que o objetivo é ver quem consegue saltar mais. Improvise orelhinhas de coelho para a brincadeira ficar ainda mais divertida!
O Rabo do Coelho
Uma gincana bem conhecida é de colocar o rabinho de algodão (ou lã) no desenho de coelhinho. Bem simples, não precisa de muitos materiais: basta uma bola de algodão, uma cartolina com um coelho desenhado, fita crepe e uma venda para os olhos das crianças. Vendadas, elas deverão acertar o pom-pom no lugar certo do desenho!
Caça aos Ovos
A mais tradicional das gincanas, a caça aos ovos é muito fácil de preparar. Sem que as crianças vejam, você deve esconder o ovo de Páscoa pela escola. Quando receberem o sinal do professor elas começam a procurar, vá distribuindo pistas sobre os esconderijos, além de criar uma “trilha” de patinhas de coelho até os ovos. Uma boa ideia é separá-los por cor: assim nenhuma criança fica sem seu doce!
A careta da cenoura
Quer uma dica de brincadeira com comida que não seja chocolate? Então essa é perfeita para se trabalhar a alimentação saudável. Corte rodelas médias de cenouras e distribua entre todos os participantes. Cada um deve colocar a sua rodela no olho, com a cabeça inclinada para trás. Ao dar o sinal, os jogadores precisam levar a rodela dos olhos até a boca. Mas atenção: não pode usar as mãos!
AVALIAÇÃO: A avaliação será observacional de acordo com a participação nas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário