sábado, 6 de abril de 2019

Plano de Aula III – Atividades Voltadas aos Fundamentos do Futsal


Objetivos da Aula: Realizar atividades e jogos recreativos, mais elaborados aos fundamentos básicos do futsal, que proporcione aos alunos uma melhor noção, execução e assimilação dos mesmos em situações de jogo, sem busca de finalidade técnica.

Conteúdos: Atividades e jogos, que introduzam exercícios dos fundamentos básicos do futsal como, domínio, recepção, passe, chute e deslocamento com bola.

Objetivos Específicos:
Atitudinais: Cooperar com os colegas na realização das atividades.
Procedimentais: Aperfeiçoar os conhecimentos que a turma já possuem sobre o esporte.
Conceituais: Compreender os objetivos dos exercícios.

ATIVIDADES

Bola Humana
Formação: Serão formadas duas equipes, cada equipe se posicionará de um lado da quadra. Será feito um sorteio para ver qual a equipe que iniciará o jogo, será também determinado um tempo para casa equipe.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, a equipe sorteada irá tentar entrar no gol do adversário, o qual tentará pegar todos os componentes do time oposto que entrarem em seu campo de jogo. Cada aluno que conseguir entrar no gol adversário será considerado um gol. Após terminado o tempo estabelecido pelo professor, a outra equipe realizará  o mesmo. É importante salientar que a equipe que estiver marcando não pode entrar na sua própria área e meta. Será vencedora a equipe que marcar mais gols com a bola humana.  

A Cobra Condutora
Formação: A turma será dividida em três colunas, os alunos de cada coluna irão se unir, segurando a cintura do colega, formando uma cobra, o primeiro de cada coluna terá uma bola.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, cada cobra terá de levar a sua bola até o local determinado, passar a bola para o segundo aluno da coluna, que fará o mesmo percurso só que voltando ao ponto de partida, assim sucessivamente até que todos os alunos realizem a condução da bola. A cobra que terminar primeiro será a vencedora. Se a cobra romper, ela não poderá continuar correndo. Se a cobra perder a bola, terá que buscá-la.

Estafeta com Condução de Bola
Formação: Duas colunas paralelas, o primeiro aluno de cada coluna com uma bola.
Desenvolvimento: Os primeiros de cada coluna irão conduzir a bola até o ponto estabelecido pelo professor, devendo após, passar a bola para o companheiro seguinte de sua coluna e retornar para o ultimo lugar da mesma. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro.

Stop com Passe
Formação: A turma ficará dispersa em uma área definida, com uma bola de posse de um aluno.
Desenvolvimento: Um aluno lançará a bola ao alto, enquanto os demais fogem, ao agarrar a bola, ele gritará: "STOP !!". Todos deverão parar e ficar imóveis, o aluno colocará a bola no solo e fará um passe de maneira que acerte um dos alunos que estavam fugindo. Quem for pego, reinicia o jogo e em caso de erro, o mesmo recomeçará.

Chute aos Cantos
Formação: Alunos divididos em dois grandes grupos. Nas linhas de fundo da quadra de voleibol, fazer dois quadrados que serão as bases, em um lado da quadra ficará o grupo A e, nas bases, alunos do grupo B; do outro lado, o grupo B e, nas bases, alunos do grupo A.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora, o grupo que está com a posse da bola deverá em seu campo, fazer três passes e chutar nos cantos para uma de suas bases dominar a bola. O grupo adversário tentará interceptar a bola com os pés, também em seu campo.
Caso a bola do grupo que chutou chegue as suas bases e o aluno domine a bola, sem sair do quadrado ou pisar na linha, será considerado um ponto. Quando um dos grupos marcar ponto, a bola será do grupo adversário.

Futsal sem Goleiro
Formação: Alunos divididos em duas equipes, posicionadas uma em cada lado da quadra de futsal, com uma bola.
Desenvolvimento: Os alunos iniciarão uma partida de futsal sem goleiro de forma recreativa, devendo seguir uma regra imposta ao jogo, de só valer fazer gol de dentro da área, trabalhando assim situações de gol próximo à meta.

Recursos: Bolas e giz.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2007.

BERKENBROCK, Volnei J. Jogos e Diversão em Grupo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

BORSARI, José Roberto; JORDANO, Ivo; BOM, Thales; ROSE Jr., Dante de. Educação Física da Pré-escola à Universidade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Qualidade de Vida - Módulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Esporte na Escola - Módulo 2. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 88 Jogos ao Ar Livre. Vol.1 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 72 Jogos para Dias de Chuva. Vol.2 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 65 Jogos com Bolas. Vol.4 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário