sexta-feira, 19 de abril de 2019

“Saltar” no Atletismo

Objetivo: executar atividades que desenvolvam o saltar, afim de desenvolver a coordenação motora.

Materiais: bambolês, elástico, giz, pedrinha e jornais.

Desenvolvimento: 

Aquecimento geral: “LET’S COLA”: as crianças correm sobre determinado espaço do campo, uma será o pegador, as outras deverão fugir para não serem pegas, quem for pego, permanece imóvel no local, até que outro colega toque nele para descolá-lo. Quem for pego três vezes será o novo pegador.
Aquecimento Especifico: “COLA-COLA”: os alunos correm sobre determinado espaço do campo, onde há um pegador, quando este pegar um colega, ele deverá permanecer agachado e imóvel , para ser descolado outro colega deverá saltar sobre ele, então retorna a brincadeira.Ao ser colado três vezes, este aluno será o pegador.
Brincadeiras:
1. COELHINHO SAÍ DA TOCA: espalha-se bambolês pela quadra, onde cada aluno fica dentro de um bambolê, e um fica sem bambolê, este deve dizer “coelhinho sai da toca” após terminar a frase procura um bambolê para entrar, a troca de bambolês deverá ser feita, com saltos entre os bambolês.
2. “ELASTICO”: Separe-se dois alunos, um de frente para o outro,  com  2 metros de elástico de roupa  em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Os outros dispostos em uma coluna irão fazer uma seqüência de saltos, para dentro fora e sobre o elástico com os pés juntos, o grau de dificuldade irá aumentar subindo o elástico sobre o corpo das crianças. Após todos os alunos da coluna realizarem os saltos trocam-se os alunos do elástico.
3. “AMARELINHA”: Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1, outra meia-lua: o "Inferno".Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla.

Volta a calma: cada criança receberá um jornal, que deverá colocar no chão á sua frente, e seguir as ordens da professora- salte em frente a ele, salte sobre ele, salte ao lado esquerdo, salte ao lado direito e salte atrás dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário