quinta-feira, 25 de abril de 2019

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL E REGRAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O MAQUINISTA HABILIDOSO
VOLEIBOL - REGRAS E FUNDAMENTOS
DINÂMICA DAS VARINHAS

PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

O MAQUINISTA HABILIDOSO
Todo o grupo será disposto em equipas entre 6 e 8 alunos, dispondo cada equipe em fila. Cada qual com as mãos nos ombros do da frente, como se fosse um comboio. O que se encontra no final é o maquinista. Todos deverão ter seus olhos vendados, exceto o maquinista. Este será quem disporá dos seguintes comandos, a serem aplicados nas costas do colega da frente:
Leve aperto sobre os ombros: movimentar-se;
Um toque no ombro esquerdo: curva leve para a esquerda;
Dois toques no ombro esquerdo: curva acentuada para a esquerda;
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda;
Um toque no ombro direito: curva leve para a direita;
Dois toques no ombro direito: curva acentuada para a direita;
Três toques no ombro esquerdo: curva com retorno para a esquerda.
O comando é dado ao colega da frente e assim sucessivamente. Todos os comboios iniciam a marcha ao mesmo tempo, e cabe ao maquinista guiá-los, para não chocarem uns com os outros.
Caso se deseje, pode ser colocada uma música ritmada.

VOLEIBOL – REGRAS E FUNDAMENTOS
Regras e fundamentos - Saque, Manchete, Toque, Cortada e Bloqueio.
O professor dividirá os alunos em Equipes com 10 alunos de ambos os sexos, cinco de cada lado da Quadra, sendo que três alunos (as) com melhor controle da bola e dois (as) sem o mínimo jeito para lidar com ela (a atividade permite algumas adaptações para que ninguém fique de fora) e colocará cada quinteto de um lado da Quadra, separados pela rede de voleibol afixada a uma altura de um metro, do chão.
O jogo será jogado com uma bola oficial de voleibol. O trabalho com as regras se dará junto com o ensino dos fundamentos. Todos os fundamentos serão trabalhados pelo professor pelo método de descoberta orientada. Ele pega a bola, ensina como se faz e executa o fundamento. Depois, manda o aluno fazer igual. Ao menor sinal de erro, pega as mãos do aluno e explica como se executa o fundamento ensinado. Isso será feito com todos os fundamentos do voleibol, até que todos se encontrem com algum preparo para começar a jogar de forma correta ou próxima dela. O professor exigirá que todo jogo seja executado obedecendo às regras oficiais.
Os primeiros fundamentos a serem trabalhados em conjunto pelas Equipes serão o Saque e a Manchete. Um aluno saca a bola e outro aluno do lado adversário terá de recepcionar a bola utilizando o fundamento Manchete, rebatendo para um companheiro de Equipe, o qual se valerá do toque, sempre observando as regras do um jogo oficial: A bola roda devendo passar por toda a Equipe no sentido horário e só após passar por todos os membros da Equipe será permitido usar o fundamento Cortada. Então, entra em ação novamente a outra Equipe que trabalhará o fundamento Bloqueio, tentando impedir que a bola cortada pelo grupo adversário atravesse seu lado da rede e caia em sua quadra dentro das linhas delimitadas.
Após a execução da atividade com todos os fundamentos observando as regras do jogo, o professor trabalhará com outras Equipes para que todos possam ir assimilando a cada aula o ensinamento referente às regras e fundamentos do jogo devoleibol.

DINÂMICA DAS VARINHAS
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (podem-se usar palitos de (churrasco).
Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
 Pedir para outro participante quebrar cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
 Pedir a outro participante para quebrar todas as varinhas que restaram. Se não conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo.
 Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
Terminar com uma reflexão sobre a importância da união e do trabalho em grupo.

Objetivo: A importância da união entre as pessoas.

RECURSOS DE ENSINO:
Quadra Esportiva, uma bola oficial de voleibol, uma rede de Voleibol.
Um feixe de 16 varinhas/palitos de churrasco para a Dinâmica de desaquecimento.

AVALIAÇÃO:
Presença, comportamento, Interesse pela aula e grau de assimilação do conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário