Mais em: https://hotm.art/wI0678e4
Tema: Basquetebol
Objetivos: Familiarização com o basquetebol através de atividades coordenativas e jogos pré desportivos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Primeiro momento - Roda inicial.
Alongamento: Solicitar a ajuda das alunas para realizar o alongamento antes das atividades.
Aquecimento:
- Deslocamento de uma lateral à outra da quadra;
- Deslocamento de frente e de costas;
- Deslocamento na posição básica de defesa (direita e esquerda.);
- Deslocamento na posição básica alternando os lados a cada dois passos.
Segundo momento - 1ª atividade
- Desenvolvendo capacidades coordenativas.
- Sem Deslocamento (com bolas de borracha)
➔ Sentado, dominar a bola rolando-a em torno do corpo.
➔ Ainda sentado dominar a com as duas mãos, passando de uma mão para outra.
➔ Em pé, passar a bola de uma mão para outra realizando um quick no chão.
➔ Dominar a bola jogando-a para o alto e recuperando-a com as mãos.
➔ Dominar a bola jogando-a para o alto, acima da cabeça, e recupereando-a com a mesma mão, depois inverte-se a mão.
➔ Jogar a bola ao alto, esperar que ela dê um quick e recuperá-la.
➔ Realizar o drible dominando a bola com as duas mãos, com uma das mãos, com a outra mão. Retirar o olhar da bola.
➔ Realizar o quick com duas bolas, dominando-as com as duas mãos.
➔ Com uma perna elevada realizar um quick na bola sob a perna, recuperando-a com a mão oposta.
- Com deslocamento (bola de basquetebol)
➔ Realizar o drible com as duas mãos.
➔ Realizar o drible em deslocamento pela quadra.
➔ Realizar o drible tentando deslocar a bola sobre as linhas da quadra.
➔ Em dupla ou trio realizar o drible através de estafeta.
➔ Em duplas, um aluno dribla em progressão e o outro se desloca de costas sinalizando números que devem ser ditos pelo driblador.
Situação 2 - Reconhecendo habilidades básicas do basquetebol
2ª atividade (em grupo)
Jogo dos passes: dividir a turma em duas equipes e entregue a elas uma bola murcha, para que o passe seja uma alternativa mais eficiente. Reforce que a regra não permite andar com a bola na mão - o pé de apoio tem de ficar imóvel. O objetivo é que a bola seja passada entre os companheiros de equipe para tentar uma cesta, como num jogo. Após o arremesso ou em caso de perda da posse, as equipes trocam de lugar.
3ª atividade (em grupo)
Dez passes: divida a turma em duas equipes. A equipe com a posse de bola deverá executar dez passes (contando em voz alta), a equipe adversária terá que interceptar a jogada e iniciar sua própria contagem.
Terceiro momento – Roda final.
Ao final da aula, discussão com os alunos sobre os pontos positivos e negativos.
RECURSOS
Bolas de Borracha, Bolas de Basquete.
AVALIAÇÃO
Observação do professor, o aluno será avaliado pela participação e interesse.
REFERENCIAS
<http://www.bolar.com.br/pdfs/basquetebol_fundamentos.pdf>
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfCswAB/apostila-pedagogia-basquetebol>
<http://rbrambila.zip.net/esportes/>
Nenhum comentário:
Postar um comentário