segunda-feira, 8 de abril de 2019

Plano de Aula VI – Atividades Recreativas Voltadas ao Voleibol


Objetivos da Aula: Proporcionar atividades recreativas e divertidas que desenvolva o voleibol, através de brincadeiras diversificadas, sem cobrar regras próprias do jogo e fundamentos visando uma breve adaptação dos alunos ao esporte.

Conteúdos: Exercícios recreativos voltados ao voleibol, que trabalhem a coletividade, lateralidade e orientação espacial.

Objetivos Específicos:
Atitudinais: Ajudar uns aos outros.
Procedimentais: Realizar movimentos diferenciados, adequando-se as diferentes situações.
Conceituais: Conhecer as habilidades, conhecimentos e interesse dos alunos pelo esporte.

ATIVIDADES

Caçador
Formação: A professora divide a turma em duas equipes, equipe “A” e “B”, as mesmas se colocarão uma de cada lado em uma área delimitada pela professora, separadas por uma linha central, a uns cinco ou seis metros da linha central, nas extremidades da quadra, o professor delimitará outra linha que será as “prisões”. O professor decide quem inicia com a bola.
Desenvolvimento: Dado o sinal de início, os alunos que estiverem com a posse de bola deverão tentar lançar e mesma em direção da outra equipe, na tentativa de acertar um aluno (nos membros inferiores), se conseguir acertar algum aluno este deverá sair da quadra e dirigir-se para a “prisão” atrás da equipe adversária, caso tenha-se algum aluno na reserva este poderá substituí-lo, mas depois que o aluno for acertado, não pode mais sair da “prisão”, mas pode-se trocar passem com os mesmos na tentativa de acertar um aluno da equipe adversária com maior facilidade. Será vencedora a equipe que acertar em todos os seus adversários primeiro.

Voleibol no Escuro
Formação: A professora divide a turma em duas equipes, cada uma se posiciona em um lado da quadra de voleibol, por cima da rede será estendido um lençol, para encobrir a visão dos alunos, as equipes terão a posse de uma bola de plástico.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora os alunos deverão tentar lançar a bola para o outro lado da quadra, para lançar a bola é válido qualquer parte do corpo com exceção dos pés. Toda vez que a bola cair no chão de uma equipe, o adversário marcará um ponto e, quando fizer 15 pontos, será vencedor de um set. A professora junto com os alunos definirão o número de sets para declarar a equipe vencedora.

Voleibol com Toque no Chão
Formação: A professora divide a turma em grupos, um posicionado em cada lado da quadra de voleibol, com uma bola de voleibol.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pela professora os alunos deverão lançar a bola por cima da corda para o campo adversário, a bola deverá tocar no chão antes de ser rebatida por um toque ou uma manchete para o outro lado da quadra. A bola deverá ser posta em jogo através de um saque dado na linha de fundo, a bola poderá ser devolvida logo depois de ter tocado o chão, ou ainda depois de dois toques ou manchetes, conta-se ponto quando a bola não for rebatida para o lado oposto a quadra.

Voleibol no Lençol
Formação: A turma é dividida em equipes com oito componentes cada, se o número de alunos for muito grande uma equipe deverá aguardar a sua vez de jogar. Uma bola de voleibol será utilizada.
Desenvolvimento: Os alunos deverão segurar um em cada ponta de dois lençóis, devendo o manter esticado para lançar a bola e um pouco frouxo para receber a mesma. Toda vez que a bola cair no chão de uma equipe, a equipe adversária marcará um ponto. A professora e os alunos serão responsáveis  para delimitar o número de pontos e o número de sets para declarar a equipe vencedora do jogo.

Recursos: Bolas de voleibol, bolas de plástico e lençol.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 2ª ed. São Paulo: Phorte Editora, 2007.

BERKENBROCK, Volnei J. Jogos e Diversão em Grupo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

BORSARI, José Roberto; JORDANO, Ivo; BOM, Thales; ROSE Jr., Dante de. Educação Física da Pré-escola à Universidade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Qualidade de Vida - Módulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

GONÇALVES, Maria Cristina; PINTO, Roberto C. Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Esporte na Escola - Módulo 2. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2007.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 88 Jogos ao Ar Livre. Vol.1 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 72 Jogos para Dias de Chuva. Vol.2 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

VALADARES, Solange; ARAÚJO, Rogéria. Educação Física no Cotidiano Escolar: 65 Jogos com Bolas. Vol.4 - 3ª ed. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário