sexta-feira, 15 de março de 2019

Atletismo e brincadeiras 2

Conteúdos: Atletismo e brincadeiras

Objetivos:
Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Introdução:
O professor vai explicar a atividade para os alunos e dizer para que serve essa atividade.

Desenvolvimento:
Aquecimento Mãe cola:
O professor devera selecionar um pegador, os outros alunos deverão fugir e esse pegador devera pega-los, cada vez que ele pegar um aluno esse mesmo deverá ficar parado com as pernas afastadas, e para salva-lo os demais deverão passar por baixo da perna dele.
Breve alongamento antes de dar início às atividades

Gato e rato
Os jogadores estarão espalhados pelo espaço na posição sentada. Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato). Ao sinal de início do mestre, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo. O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo rato e quem era o rato agora se senta.

PIQUE-SACI
É um pega-pega comum, mas só vale usar 1 pé pra correr, valendo alternar entre os dois.

Amarelinha
Nesta brincadeira as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão. Desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Coelhinho sai da toca (saltitando)

Dividas os participantes em grupos de três crianças, e em círculo forme as tocas. Duas crianças dão as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho. No centro ficarão as crianças, “os coelhinhos” que estão à procura de tocas.
Quando alguém falar “Coelhinho sai da toca”. Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas saltitando e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova oportunidade.

Voa ou não voa
Alunos ajoelhados em semicírculo, em frente ao professor que, levantando mãos pergunta:
“Urubu voa? ” Os alunos devem levantar as duas mãos com entusiasmo, e falar bem alto “voa”
Com as mãos nos joelhos, professor pergunta: “Papagaio voa?” e leva as mãos simultaneamente, os alunos levantam as mãos e falam: “voa”
O professor indaga: “Elefante voa? ” E levanta as mãos de modo a fazer os alunos errem ou o acompanhe.
No caso do discente levantar as mãos ou dizer alguma coisa, ele se levanta e a atividade prossegue até restar somente o vencedor.

Recursos:
Giz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário