Objetivos:
• Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
• Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
• Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
• Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.
Desenvolvimento:
Aquecimento:
PACMAN
Pega-pega na quadra, porém só é permitido andar por cima das linhas da quadra. O "pacman" (pegador) também deverá andar apenas pelas linhas. Quem for pego, deverá sentar no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, mas NÃO para o "pacman", ou seja, o pegador pode pular as pessoas que foram pegas por ele e estão sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular esses obstáculos. Quem for o último a ser pego será o vencedor.
Duro e mole
Crianças dispersas, à vontade em uma determinada área, sendo perseguidas por um pegador. O pegador ao tocar qualquer uma, grita: “Dura”, e a criança fica imóvel. Outro companheiro pode salva-la, tocando-a e gritando: “Mole”. O pegador só vencerá a brincadeira se deixar todos os participantes duros.
Leva e trás
Jogam duas equipes. Cada equipe ficará dentro de um campo circular e terá um líder inicial. Cada líder inicial deverá ficar sozinho em um grande campo distanciado dos outros campos por um espaço. No "Já" do mestre, os líderes iniciais sairão do seu campo e deverão correr, em direção ao campo da sua equipe, da onde irá tirar uma pessoa e, segurando ela pelas mãos, a levará para o seu campo. Essa pessoa, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Voltar ao campo da equipe e buscar mais uma, que fará a mesma coisa. A equipe que se completar primeiro, vence.
Passa a Bola
Divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola. Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Quando chegar ao último jogador, ele segura a bola, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.
Balança mas não cai
Pendurar alvos no travessão na trave de futebol, arcos, garrafas, bolas ou uma tabela de basquete para que arremessem em trios, duplas, equipes e individualmente somando os pontos.
Volta Calma
O Cesto de Frutas: O professor leva os alunos para o pátio e coloca-os em círculo, assentados. Cada um escolhe uma fruta que quer representar. No centro do círculo, o professor coloca um aluno em pé.
O professor dá um sinal para iniciar, e o aluno do centro pergunta em voz bem alta:
- Passou por aqui um fruteiro que levava no cesto, banana e laranja.
Os alunos que têm os nomes dessas frutas trocam rapidamente de lugar, um com o outro.
Nesse momento, aluno do centro tenta ocupar um dos lugares vagos.
Se o aluno do centro conseguir pegar o lugar vago, o dono do lugar passa a dirigir a brincadeira.
Ao invés de falar o nome das duas frutas, poderá dizer:
- O cesto virou!
Nesse caso, todos os alunos mudam de lugar.
Bola, uma quadra ou pátio grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário