sexta-feira, 15 de março de 2019

Atletismo e brincadeiras 5

Conteúdos: Atletismo e brincadeiras

Objetivos:
Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Desenvolvimento:

Aquecimento - Os alunos dispostos livremente pelo espaço selecionado pelo professor, o professor devera selecionar um pegador os demais deverão fugir, quando o pegador pegar um aluno este deverá ficar deitado no chão e para salva-lo os demais terão que abaixar se e falar acorda tartaruga dorminhoca.

Lá vai a bola: os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola. E lança-a rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançá-la será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

Esquivar-se da bola
Dispor as crianças em círculo, de pé. Escolher uma criança para ficar no centro do círculo. Entregar a bola para uma das crianças do círculo. Ao sinal do professor, a criança arremessa a bola tentando acertar o colega que está no centro. Este deve evitar ser tocado pela bola, mudando a posição do corpo (deitar, rolar, agachar, saltar, etc.). A criança que apanhar a bola deve fazer o mesmo, e assim sucessivamente. Aquele que acertar deve trocar de lugar com a criança do centro.

Abrir a porta: os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.
Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costas de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

Ida e volta
Dispor as crianças sentadas em semicírculo. O professor fica a uma distância de 3m, de posse de duas bolas de cores diferentes (azul e vermelha). O professor lança a bola, rolando – a no chão, para cada criança. Se o professor lança a bola azul, a criança deve receber e devolver com a mão direita. Quando o professor lançar a bola vermelha a criança deverá receber e passar com a mão esquerda.
Obs: O professor pode marcar uma das mãos das crianças com uma caneta, para que elas tenham um ponto de referência.

Síntese integradora:
Conversar sobre as atividades desenvolvidas na aula, e alongar.

Recursos:
Bolas de cores diferentes, giz, caneta, quadra ou uma área de espaço amplo.

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