sexta-feira, 15 de março de 2019

Atletismo e brincadeiras 6

Disciplina: Educação Física

Conteúdos: Atletismo e brincadeiras.

Objetivos:
Entender as atividades em grupo e o respeito às diferenças;
Aprender a se organizar através de brincadeiras e jogos;
Vivenciar práticas de atividades físicas e jogos no aprendizado e lazer das crianças;
Desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, equilibrar-se em diferentes situações, deslocar-se de várias maneiras.

Desenvolvimento:

Aquecimento - Limpando o lago
Com uma fita adesiva, demarca-se um círculo no chão, cujo diâmetro dependerá do número de participantes, sua faixa etária e suas capacidades e habilidades. Dentro do círculo se colocam diferentes materiais descartáveis: latas, bacias de plástico, potes de iogurte, etc. Os participantes situam se no exterior do círculo. O focalizador do jogo reparte as bolas disponíveis e explica ao grupo que se encontra em volta do lago que o mesmo foi contaminado pelos detritos que o ser humano jogou em seu interior. A contaminação está colocando em perigo a vida dos peixes, por isso o objetivo do grupo é limpar o lago no menor tempo possível. O problema é que não é possível entrar no lago, por isso a limpeza se fará arremessando as bolas contra os objetivos que flutuam no lago para tratar de leva-los até a margem. O jogo termina quando o grupo terminar de limpar o lago.

Movimentos pelas cores
Dispor as crianças em três colunas. Ao sinal do professor, as crianças devem, uma a uma, deslocar-se de acordo com a cor do cartão (amarelo, verde, vermelho e branco) que o professor lhes mostrar:
Amarelo -  andar para a direita;
Vermelho -  andar para a esquerda;
Verde – abaixar;
Branco – levantar.

Saltando os números
Dispor as crianças em três colunas. À frente de cada coluna, desenhar quadrados com números de uma a dez e círculo de partida, conforme o esquema representado a seguir.

Corrida Maluca
Dispor as crianças, três a três, uma atrás da outra, segurando na cintura do colega da frente. Traçar uma linha de partida atrás da qual os trios devem posicionar-se um ao lado do outro. A 20 m, traçar a linha de chegada.
Ao sinal do professor, os trios devem deslocar-se, saltando com um pé e, depois com o outro, mantendo a perna livre estendida para o lado.
Obs: O deslocamento pode ser executado com saltos com os dois pés, ora para a direita, ora para a esquerda. As mãos não podem soltar as mãos da cintura do colega.

Síntese integradora:

Volta Calma – Zoológico: O professor leva os alunos para o pátio e todos se assentam no chão, formando uma roda. Cada aluno escolhe ser um animal que quiser.
O professor inicia a brincadeira dizendo:
- Fui ao zoológico e vi que lá não tinha elefante.
O aluno que escolheu esse animal retruca, imediatamente:
- Elefante tinha, o que não tinha era macaco.
- Macaco tinha, o que não tinha era camelo.
E assim por diante. O aluno que não responder imediatamente, quando for citado o animal que escolheu, sairá da brincadeira ou pagará uma prenda.

Recursos:
Bolas de jornal, giz, Cartões coloridos.

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