Turma: Educação Infantil (4-5 anos)
Assunto da aula: Atividades recreativas
Conteúdo: Coordenação motora grossa, jogos e ginástica.
Objetivo da aula: Treinar a integração ao grupo, a observação do sujeito, o senso de atenção, agilidade, sua percepção auditiva e reflexos rápidos.
Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:
Em Sala
1° Momento: Acolhida/Chamada.
2° Momento: Lanche.
Em Quadra
Brincadeira do Jacaré: Crianças em roda, de mãos dadas. No centro uma criança abaixada ( o jacaré ) rodando as crianças cantam: “Eu vi, eu vi, um jacaré! Será que ele pega o meu pé?” Ao parar a música, soltam as mãos. O jacaré tenta pegar um colega da roda, que deve dar três pulos para trás. Se não pegar, o jacaré permanece no centro até arranjar um substituto.
Corre Cutia: As crianças, sentadas, formam uma roda. Uma delas corre do lado de fora, com um objeto na mão, enquanto as outras cantam a música: “Corre cutia de noite e de dia debaixo da cama de sua tia.” Quando a música acaba, a criança que estava do lado de fora deve colocar o objeto atrás de uma das pessoas da roda. Esta pessoa tem que pegar a que estava do lado de fora antes que ela tome seu lugar. Se o que estava do lado de fora consegue sentar, a que estava sentada fica do lado de fora. Mas, se ela for pega, irá para o meio da roda.
Lobisomem que horas são?: Um participante é escolhido para ser o Lobisomem que fica bem distante dos demais e virado de costas. Os outros participantes ficam em uma área delimitada por uma linha e perguntam: _Lobisomem que horas são? O Lobisomem responde: 4 horas (todos devem dar 4 passos). Quando o Lobisomem responde HORA DE COMER! Vira-se e tenta pegar os participantes, mas deve respeitar a marcação do começo, quem for pego vira lobisomem também e ajuda a pegar os outros.
Corrida do sapo: Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Borboleta voa?: As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa?( Todos imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todos deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças.
Espelho: Crianças em duplas, frente a frente. Uma delas é espelho da outra. Imitar os movimentos do competidor sem rir. O que está à frente do espelho pode fazer careta. Paga multa (como no jogo de prendas) o que perder a competição. Na repetição da brincadeira, os papéis se invertem.
Recursos: Quadra ou espaço aberto.
Avaliação: A avaliação será feita através da observação, como cada aluno realiza a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário