terça-feira, 3 de julho de 2018

Plano de aula - Educação Infantil - Educação Física



Escola:

Data: ___/____/___

Turma: Educação Infantil

Assunto da aula: Brincadeiras Livres

Conteúdo: Jogos e Brincadeiras

Objetivos da aula: Proporcionar a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada aluno.

Estratégias de ensino/Procedimentos metodológicos:

Em Sala

1° Momento: Acolhida/Chamada. Apresentação do professor e da disciplina. Conhecer os alunos.

2° Momento: Lanche.

Em Quadra

Coelhinho sai da toca - Jogo cooperativo: Os participantes espalhados pelo local proposto, deverão estar dentro do arco, argola ou bambolê (apenas um participante dentro de cada arco). Assim que o professor disser: "coelhinho sai da toca", todas as crianças deverão trocar de arco.
No decorrer do jogo, o professor retira alguns arcos, forçando os participantes a estarem dentro do arco com outro (a) amigo(a). Quanto menos arcos no jogo, mais participantes estarão dentro deles.

Bom barqueiro: Dois alunos fazem um arco com os braços, estes irão ser os barqueiros. Os outros jogadores fazem uma fila de foram a que, fiquem a apoiar as mãos nos ombros do jogador da frente.
Enquanto isso, os barqueiros, combinam um nome para cada um (por exemplo: de frutas, de animais, de objetos, etc.)
O primeiro da fila e o guia, e cantam: “Passa meu bom barqueiro, dá licença para passar, eu tenho filha pequena, não posso mais sustentar, passa, passa, três vezes,, mas algum ficara. ”
Assim os barqueiros acabarem de cantar a fila passa por baixo do arco, um dos jogadores fica preso de baixo, os barqueiros esperam que a fila se afaste e perguntam ao jogador que ficou preso ex.: -Quer banana ou manga? Por exemplo a criança escolhe banana, assim vai para trás do barqueiro que escolhe banana.
No fim, quando todos tiverem sido escolhidos, conta-se qual dos barqueiros tem mais alunos e ganha.

Telefone sem fio: Sentados em círculo o professor ou um aluno deverá sussurrar uma frase no ouvido do companheiro da direita, este deverá repetir a frase para o próximo da direita e assim sucessivamente. O último aluno deverá falar alto para todos qual a frase que chegou a seus ouvidos. Geralmente a frase chega toda distorcida gerando um clima descontraído e divertido.

Brincadeiras livres.

Recursos: Bolas, cordas e Bambolês

Avaliação: Por meio da observação se avaliara a participação.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário