quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Plano de aula - Lutas – Elementos Comuns

   
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Reconhecer e vivenciar os principais fundamentos utilizados nas lutas.

ASPECTOS
ü  Conceitual:
-Reconhecer os pilares que sustentam a prática mais elaborada das lutas, capacidades físicas e domínios mais requisitados.
ü  Procedimental:
-Vivenciar jogos/atividades estejam relacionados à prática das lutas.
ü  Atitudinal:
-Valorização do trabalho em grupo, respeito e tolerância.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
§  Roda de conversa interativa que estimule a participação do aluno no processo de socialização do conhecimento.
§  Vivência de jogos e atividades pré-desportivas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ü  Primeiro Momento
§   Retomada dos conhecimentos e conceitos apresentados na aula anterior sobre a história da luta e suas representações sociais, tempo: cerca de 5 minutos.

ü  Segundo Momento
§  Pega-pega Kiriku: Neste jogo objetiva-se que os alunos realizem o movimento básico de manipulação presente na capoeira que consiste em um chute circular que pode ser realizado no sentido látero-mediano (adução da coxa, semelhante à meia-lua de frente). Para tanto, será proposto um jogo de pega-pega, semelhante ao jogo pega-estátua. O aluno que está como “pega” será a Feiticeira e o restante serão os Kirikus. A criança que foi pega é transformada pela Feiticeira em uma estátua que deverá ficar em posição de agachamento (semelhante à cocorinha) e aquele (a) que for salvá-la deverá passar uma das pernas por cima da criança que foi pega, tempo: de 8 a 10 minutos;
§    Conquista de objetos e territórios: O objetivo desta atividade é pegar vários pregadores que estão presos no ombro, nas pernas e em outras partes do corpo do colega, que por sua vez tenta se esquivar. A atividade pode ser organizada em duplas, depois pode-se colocar os vencedores das duplas para duelarem novamente pelos pregadores, até que chegue a um confronto final. O professor pode pedir aos alunos que identifiquem no confronto final algumas habilidades fundamentais nos vencedores, tempo: 15 minutos;
§    Briga de galo 1: organizados em duplas, os alunos dispostos frente a frente sob o apoio de um dos joelhos tentarão desequilibrar o colega, com movimentos de puxar e empurrar. Antes de iniciar, cada dupla deverá combinar entre si as ações permitidas, tempo: cerca de 5 minutos.
§    Briga de galo 2: Dispostos agora ombro a ombro, e dentro de um círculo delimitado no chão, os alunos tentarão empurrar o colega para fora da área demarcada, porém, sem utilizarem os braços e as mãos, tempo: cerca de 5 minutos.

ü  Terceiro Momento

§     Finalização em forma de roda de conversa retomando as dificuldades na realização das tarefas e as capacidades envolvidas para a realização dos jogos semelhantes às lutas, tempo: 3 a 5 minutos.


RECURSOS
§     Pregadores, colchonetes ou tatame, giz.

AVALIAÇÃO
§      Será avaliado a motivação dos alunos à prática de forma a orientar para as próximas ações com a turma, desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos teóricos e práticos.

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