quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS

1º ciclo

3ºano   -    Habilidades e Competências:

- Aprimorar as habilidades motoras a partir da combinação de movimentos fundamental, de acordo com as possibilidades individuais;

CONTEÚDO
* Participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;

Aspectos Conceituais:

* Avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;

Aspectos Procedimentais:

* Utilização e recriação de circuitos;

Aspectos Atitudinais:

*Apreciação e participação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
- Apresentação dos professores em sala;
- Apresentação dos alunos em sala;
- Explicação das atividades a ser realizado em quadra;
- Explicação das regras das atividades;
- Telefone sem fio;
- Jóquei Pô;
- Saco nas costas e carinho de mão – força;
- Flexibilidade em duplas;
- Disputa dos saltos;
- Rolamento em colchonetes;
- Equilíbrio na corda;
- Circuito com os elementos fundamentais da ginástica (força, flexibilidade, salto, rolamento e equilíbrio);
- Bola na Torre;
- Disputa em colunas, passando a bola por cima e por baixo;
- Avaliação em sala, escrevendo ou desenhando no papel.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Nos três primeiros momentos da situação de aprendizagem, os alunos ainda estarão em sala, os professores irão se apresentar bem como os alunos também dirão seus nomes, após a apresentação, as professora irão explicar as atividades que serão realizadas e estabelecerão regras para as atividades, como não empurrar nem brigar com o colega, respeitar as professoras e realizar as atividades propostas pelas professoras;
- Em seguida os alunos descerão para a quadra e farão o Jóquei Pô, uma atividade em que serão divididos dois grupos, os dois grupos ficarão de costas um para os outros quando virarem deverão fazer um sinal que poderá ser: pedra, papel ou tesoura, no qual a pedra vence da tesoura, a tesoura vence o papel e o papel vence a pedra.
- Em dupla, os participantes se sentaram no chão, um de costas para o outro e com os cotovelos entrelaçados. Eles têm de se levantar, mantendo, porém os cotovelos entrelaçados. A outra atividade de força se chama carrinho de mão, no qual, um dos alunos da dupla deverá ser levando pelo seu parceiro, porém ele estará com as mãos apoiadas no chão e os pés estarão sendo segurados pelas mãos do companheiro de dupla.
- Ainda em duplas, os alunos colocarão os pés nas pernas do companheiro e darão as mãos um puxará o outro, cada aluno puxará e será puxado seis vezes e repetirão esse exercício quatro vezes.
- Agora os alunos realizarão uma disputa dos saltos, serão duas filas que disputarão quem realizará a atividade mais rápido. Vários arcos estarão no chão, os alunos saltarão com uma perna só (direita) primeiramente, indo e voltando para que o próximo da fila execute a atividade, depois com a outra perna (esquerda), por fim com as duas pernas.
- Os alunos serão farão duas filas novamente e a frente dessas filas estará alguns colchonetes, os alunos deverão correr e rolar lateralmente nos colchonetes.
- Após o rolamento os alunos andarão se equilibrando sobre a corda, primeiramente andarão de frente, depois lateralmente e também de costas.
- Ao experimentarem alguns dos fundamentos essenciais da ginástica os alunos participarão de um circuito contendo todos esses elementos da ginástica (força, flexibilidade, equilíbrio, rolamento e salto). Primeiramente eles deverão saltar lateralmente com os pés alternados, depois com os dois pés juntos, em seguida andarão se equilibrando sobre a corda, farão um rolamento no colchonete, um alongamento tentando alcançar um conte a frente e por fim jogarão com força uma bola de futebol tentando derrubar um cone.
- Após o circuito os alunos irão realizar uma atividade chamada Bola na Torre, dois grupos serão formados, nas linhas de fundo da quadra de vôlei serão colocados dois arcos e duas pessoas de cada grupo serão as “Torres”, serão dados aos grupos coletes para que eles se identifiquem melhor, cada grupo deverá marcar mais pontos passando a bola na mão dos seus companheiros de equipe até chegar a “Torre” do seu grupo.
- Ainda em quadra os alunos farão duas filas, disputando quem termina a atividade proposta primeiramente. Eles deverão passar a bola por cima da cabeça e por baixo das pernas até chegar ao ultimo aluno da fila, o ultimo deverá correr para frente e continuar a atividade, até que primeiro aluno que iniciou a atividade chegue novamente a ser o primeiro da fila.
- Após realizarem todas as atividades do conteúdo da aula, os alunos serão levados para sala de aula e lá receberão uma folha, nessa folha deverão escrever ou desenhar a atividade que mais gostou.

RECURSOS: Duas bolas de vôlei, uma corda grande, sete arcos (bambolês), dez colchonetes, dois cones e papeis.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas, bem como pela descrição ou desenho da (s) atividade (s) que mais gostaram de realizar, o farão em um papel entregue pelas professoras em sala de aula.

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